A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, na Zona da Mata mineira, abriu um cadastro para os moradores que tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em outro município. A intenção é fazer um levantamento para que a cidade receba o número adequado de doses para a segunda aplicação do imunizante. O cadastro pode ser feito no site da prefeitura.
“A Secretaria de Saúde entende que existe uma população “flutuante”, que muitas vezes não é contabilizada nos levantamentos oficiais. No entanto, são pessoas que residem no município e utilizam os serviços públicos, como qualquer cidadão de direito. Além disso, existem pessoas que vieram residir em Viçosa durante a pandemia”, explica a prefeitura.
Isso ocorre porque, como o indivíduo tomou a primeira dose em outra cidade, o SIPNI COVID (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, não reconhece que a segunda dose deve ser enviada a Viçosa. Conforme a orientação da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, é necessário indicar o quantitativo de doses extras que serão utilizadas.
A prefeitura ainda salienta que os novos residentes da cidade, que se mudaram durante a pandemia, devem atualizar os dados no SUS. Para isso, é necessário que o morador vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro com o CPF, documento com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.
Até o momento, Viçosa já vacinou 53.649 pessoas. Nesta quinta-feira (27/8) é a vez dos moradores com 24 anos e as gestantes e puérperas acima de 18 anos tomarem a primeira dose do imunizante. O calendário completo pode ser conferido no site da prefeitura.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.