Conforme anunciado no início da tarde desta quinta-feira (26/8), Minas Gerais começará a aplicar a terceira dose da vacina da COVID-19 a partir de setembro. Inicialmente, serão contemplados com a dose de reforço idosos com mais de 80 anos e pessoas com baixa imunidade. Para isso, no entanto, o estado dependerá do Ministério da Saúde para o envio de mais imunizantes.
A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti. Ele também afirmou que o esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente. A ideia é avançar com a dose de reforço para outros grupos vacinados e idades.
Leia Mais
COVID-19: Minas recebe mais 700 mil doses de vacinas nesta quinta-feira Cresce incidência da variante Delta da COVID-19 em Minas GeraisMinas vai iniciar aplicação de dose de reforço em idosos em setembrocoronavirusmgUberaba inicia aplicação de 3ª dose em idosos asilados nesta quarta (1/9)Com taxa de ocupação de UTIs em 54%, Uberaba libera cirurgias eletivasPedro Leopoldo pode ficar sem transporte público em 50 diasFormiga encerra ciclo de vacinação da primeira dose neste final de semanaAraxá se aproxima de 100 mil aplicações da vacina contra a COVID-19Nessa quarta-feira (25/8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Ministério da Saúde havia programado uma dose de reforço em idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas a partir de 15 de setembro. Será contemplado o público citado que tenha tomado a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. A dose administrada para ser a terceira, segundo a pasta, será a da Pfizer.
Em São Paulo, por exemplo, o governo estadual anunciou que a terceira dose será aplicada para idosos com 60 anos ou mais a partir de 6 de setembro. O Executivo estima que 900 mil pessoas sejam atendidas pela medida, sobretudo aquelas que tomaram a segunda dose de qualquer imunizante há pelo menos seis meses.
A principal preocupação dos governos é com a variante Delta, que já está presente em 16 estados e no Distrito Federal, de acordo com o balanço da última terça-feira (24/8). Já são 1.405 casos e 50 mortes provocadas pela nova cepa.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.