A Defesa Civil realizará na manhã deste sábado (28/8), a partir das 10h, um treinamento de emergência da Zona de Auto Salvamento (ZAS) e Zona de Segurança Secundária (ZSS) nas barragens Norte/Laranjeiras e Torto, da Mina Brucutu, localizadas em Barão de Cocais em Minas Gerais. A ação será feita em parceria entre as Defesas Civis estadual e municipais, juntamente com a Vale.
Leia Mais
MP quer júri popular para responsáveis por estouro de barragem em ItabiritoSirene de rompimento de barragem é acionada; empresa alega problema técnicoEmpresa nega que deslizamento em Sarzedo seja rompimento de barragemÁrea rural de Barão de Cocais vai ganhar empreendimento sustentável Barragem em Minas corre risco de rompimento e moradores são evacuados Novo vertedouro melhora segurança e acelera fim de barragem de rejeitos'Canto da Rua Emergencial' é encerrado na Serraria Souza Pinto, em BHFestival Gastronômico de Abóboras de Contagem se encerra nesta sexta (27/8)Com o toque das sirenes, os moradores deverão seguir as rotas "de fuga" e se dirigirem aos pontos de encontro localizados em área considerada segura.
Durante a execução das atividades haverá interdição temporária do trânsito de veículos na BR-381, no Km 395 e Km 392 (trevo de Barão de Cocais); na MG-436, no Km 4; na MG-436, no Km 6; e na estrada de acesso ao Una – São Gonçalo do Rio Abaixo.
Ainda segundo a nota, o objetivo do treinamento é orientar a população sobre como proceder em casos de emergência. O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente.
A empresa reforça que serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da COVID-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.
A barragem Torto está em fase de implantação. A Norte/Laranjeiras permanece em nível 2 de emergência e está inativa desde dezembro de 2019, com a Zona de Auto Salvamento preventiva e parcialmente evacuada.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira