Os jovens de 22 anos compareceram aos postos de vacinação neste sábado (28/8), em Belo Horizonte, para tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Com o avanço da faixa etária a ser vacinada, também reacende a esperança do retorno à normalidade.
Leia Mais
Zema: vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos começará em setembroMG registra 3.248 casos e 101 mortes pela COVID-19 nas últimas 24 horasVirada da vacinação: enfermeiros festejam ao zerar fila em ContagemcoronavirusmgVacinados reclamam da demora: 'Poderia ter chegado antes e evitado mortes''Passaporte da vacina' é realidade em SP e no RJ, mas sem previsão em MGBelo Horizonte vacina jovens de 21 anos contra COVID neste domingo (29/8)Festa dos 15 anos de beatificação de padre Eustáquio terá carreata em BHO jovem aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar os profissionais da saúde. "Infelizmente, tivemos governantes que não foram efetivos, mas muita gente trabalhou em conjunto e estamos saindo com muita luta e sacrifício para uma situação de normalidade".
A estudante Isadora Ribeiro Silva, de 22, não via a hora de receber a primeira dose. Ela foi ao posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). "Foi um sentimento ótimo. Até chorei. É algo que estamos esperando há muito tempo", disse. A jovem lembrou também das pessoas que morreram pela COVID-19 e que não tiveram oportunidade de se vacinarem. "Muitas pessoas não tiveram oportunidade de compartilhar do mesmo sentimento que eu."
Isadora lembrou que a mãe teve COVID, chegou a ser internada, mas se recuperou bem. A jovem ressaltou a importância da ciência para o desenvolvimento da vacina e lamentou a maneira como o enfrentamento foi feito pelo governo Bolsonaro. "Se pudesse dar mensagem, pediria para todo mundo se vacinar. É muito importante estimular o investimento na ciência, que salva vidas. Viva o SUS e viva a ciência", afirmou.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.