O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), explicou, neste domingo (29/8), o que levou a administração municipal a assumir a construção de uma área de escape no Anel Rodoviário, em trecho que está na Região Oeste da cidade. Na semana passada, o poder Executivo municipal fechou acordo com o governo federal para tocar as intervenções. De acordo com Kalil, a transferência foi para dar agilidade ao processo.
O acordo foi fechado em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
"É uma obra relativamente simples. Conversei com o ministro Tarcísio e pedi a ele que a prefeitura pudesse fazer, porque até licitar em Brasília e fazer, nem meu neto vai ver, para variar. O ministro foi muito gentil e falou 'pode fazer e resolver, que a papelada segue'", disse Kalil, durante evento para celebrar parceria entre as gestões de BH e Contagem.
As obras da área de escape dependem de licença ambiental. O aval, segundo Kalil, deve ocorrer em prazo entre 50 e 60 dias. "Tendo a licença, que é a própria prefeitura que libera, vamos começar imediatamente".
Os trabalhos estão orçados em R$ 3,5 milhões, custeados pela prefeitura. O convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o município já está sendo preparado e deve ser assinado nos próximos dias.
A minuta dará o sinal verde para a contratação e execução do projeto, que foi elaborado pela BHTrans. A intervenção será conduzida pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A expectativa é que os trabalhos, com máquinas na pista, durem cerca de três meses.
O acordo foi fechado em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
"É uma obra relativamente simples. Conversei com o ministro Tarcísio e pedi a ele que a prefeitura pudesse fazer, porque até licitar em Brasília e fazer, nem meu neto vai ver, para variar. O ministro foi muito gentil e falou 'pode fazer e resolver, que a papelada segue'", disse Kalil, durante evento para celebrar parceria entre as gestões de BH e Contagem.
'Até licitar em Brasília, nem meu neto vai ver', diz Kalil sobre a construção de uma área de escape no Anel Rodoviário de BHhttps://t.co/Jlz2suA3VJ pic.twitter.com/gW16URyn6f
— Estado de Minas (@em_com) August 29, 2021
As obras da área de escape dependem de licença ambiental. O aval, segundo Kalil, deve ocorrer em prazo entre 50 e 60 dias. "Tendo a licença, que é a própria prefeitura que libera, vamos começar imediatamente".
Esperança é 'descida do Betânia' mais segura
Serão 300 metros de área de escape, feita de concreto e com camadas de brita. A expectativa é que o mecanismo ajude a evitar acidentes no trecho chamado de "descida do Betânia", entre a BR-040 e o Bairro Betânia, próximo ao acesso do Buritis. Se houver problemas no freio, os veículos vão poder usar o espaço.Os trabalhos estão orçados em R$ 3,5 milhões, custeados pela prefeitura. O convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o município já está sendo preparado e deve ser assinado nos próximos dias.
A minuta dará o sinal verde para a contratação e execução do projeto, que foi elaborado pela BHTrans. A intervenção será conduzida pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A expectativa é que os trabalhos, com máquinas na pista, durem cerca de três meses.