Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Dezoito capitais vacinam adolescentes e três já aplicam 3ª dose; veja lista

Dezoito das 27 capitais brasileiras concluíram a aplicação de ao menos uma dose de imunizantes contra a COVID-19 em sua população acima de 18 anos e já convocam adolescentes com ou sem comorbidades aos centros de saúde. São elas: 

  1. João Pessoa
  2. Rio Branco
  3. Boa Vista
  4. Manaus
  5. São Luís
  6. Campo Grande
  7. Belém
  8. Porto Velho
  9. Porto Alegre
  10. Palmas
  11. Recife
  12. Fortaleza
  13. São Paulo
  14. Macapá
  15. Maceió
  16. Rio de Janeiro
  17. Brasília
  18. Salvador
A informação consta nos sites das secretarias de saúde de cada município. (Veja abaixo o ranking completo das cidades). Em Florianópolis (SC), a imunização dos jovens de 12 a 17 anos já tem data marcada: 1° de setembro, conforme a prefeitura da cidade. 





Ao menos três dessas localidades puxaram também a fila da terceira dose para idosos e imunossuprimidos: São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR), que começa a aplicação nesta terça-feira (31/8). Os prefeitos se adiantaram ao Ministério da Sáude, que anunciou a oferta do reforço a partir da segunda quinzena de setembro para todo o Brasil. 

BH sem cronograma

Em Belo Horizonte, o Executivo prevê que a população abaixo dos 18 anos será protegida no início de setembro, mas ainda não divulgou calendário. 

O término da vacinação de adultos está previsto para 4 de setembro. Na última sexta-feira (27/8), a PBH informou que aguarda a chegada de mais doses da Pfizer para inocular os adolescentes. 

Em 24 de agosto, a prefeitura abriu cadastro para menores de 18 anos com comorbidades e deficiências permanentes. Disponível no portal da PBH, a inscrição vai até 23h59 desta quarta-feira (2/8).





O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a cidade abrigue cerca 210 mil adolescentes. Por ora, BH vacina ainda vacina habitantes até 20 anos. (Confira aqui o calendário completo). 

Terceira dose

Igualmente sem cronograma, a oferta da terceira dose em BH, assim como em todo o estado, também está prevista para setembro. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). 

A princípio, serão contemplados com o reforço os mineiros com mais de 80 anos e com baixa imunidade, conforme determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

"Quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a terceira dose da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen", disse o Secretário Baccheretti em 26 de agosto. 





A SES-MG diz que a operação começará tão logo o Ministério da Saúde entregue novas remessas de imunizantes a Minas.

Aprovação da Anvisa

A Cominarty - nome comercial da vacina da Pfizer - é, por enquanto, a única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação na faixa etária de 12 a 17 anos.

O produto está lilberado  a toda população de 16 anos desde 23 de fevereiro, quando a Anvisa concedeu registro definitivo ao composto. Em 11 de junho, o órgão ampliou a autorização para todos os adolescentes a partir de 12 anos.
 
Quanto à terceira dose, na semana passada o Ministério da Saúde recomendou a aplicação em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos preferencialmente com a vacina da Pfizer e, se não for possível, com a da AstraZeneca ou da Janssen.

Veja o ranking da vacinação das capitais


 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



audima