Dezoito das 27 capitais brasileiras concluíram a aplicação de ao menos uma dose de imunizantes contra a COVID-19 em sua população acima de 18 anos e já convocam adolescentes com ou sem comorbidades aos centros de saúde. São elas:
- João Pessoa
- Rio Branco
- Boa Vista
- Manaus
- São Luís
- Campo Grande
- Belém
- Porto Velho
- Porto Alegre
- Palmas
- Recife
- Fortaleza
- São Paulo
- Macapá
- Maceió
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Salvador
Leia Mais
Terceira dose da Pfizer aumenta proteção em até 6 vezes, diz estudo de IsraelTerceira dose da vacina deve começar por idosos e profissionais de saúdeAnvisa veta uso emergencial da CoronaVac em crianças e adolescentescoronavirusbrasilVeja quando e onde jovens de 19 anos devem se vacinar contra COVID em BetimAo menos três dessas localidades puxaram também a fila da terceira dose para idosos e imunossuprimidos: São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR), que começa a aplicação nesta terça-feira (31/8). Os prefeitos se adiantaram ao Ministério da Sáude, que anunciou a oferta do reforço a partir da segunda quinzena de setembro para todo o Brasil.
BH sem cronograma
Em Belo Horizonte, o Executivo prevê que a população abaixo dos 18 anos será protegida no início de setembro, mas ainda não divulgou calendário.
O término da vacinação de adultos está previsto para 4 de setembro. Na última sexta-feira (27/8), a PBH informou que aguarda a chegada de mais doses da Pfizer para inocular os adolescentes.
Em 24 de agosto, a prefeitura abriu cadastro para menores de 18 anos com comorbidades e deficiências permanentes. Disponível no portal da PBH, a inscrição vai até 23h59 desta quarta-feira (2/8).
O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a cidade abrigue cerca 210 mil adolescentes. Por ora, BH vacina ainda vacina habitantes até 20 anos. (Confira aqui o calendário completo).
Terceira dose
Igualmente sem cronograma, a oferta da terceira dose em BH, assim como em todo o estado, também está prevista para setembro. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A princípio, serão contemplados com o reforço os mineiros com mais de 80 anos e com baixa imunidade, conforme determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI).
"Quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a terceira dose da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen", disse o Secretário Baccheretti em 26 de agosto.
A SES-MG diz que a operação começará tão logo o Ministério da Saúde entregue novas remessas de imunizantes a Minas.
Aprovação da Anvisa
A Cominarty - nome comercial da vacina da Pfizer - é, por enquanto, a única aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação na faixa etária de 12 a 17 anos.
O produto está lilberado a toda população de 16 anos desde 23 de fevereiro, quando a Anvisa concedeu registro definitivo ao composto. Em 11 de junho, o órgão ampliou a autorização para todos os adolescentes a partir de 12 anos.
Quanto à terceira dose, na semana passada o Ministério da Saúde recomendou a aplicação em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos preferencialmente com a vacina da Pfizer e, se não for possível, com a da AstraZeneca ou da Janssen.
Veja o ranking da vacinação das capitais
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.