A prefeitura de Belo Horizonte oficializou, nesta terça-feira (31/8), a ampliação do horário de funcionamento de bares restaurantes da capital.
Leia Mais
Bares de BH ignoram proibição e transmitem jogo de futebol em telõesPBH libera transmissão de jogos de futebol em bares e restaurantesBH: novo decreto amplia funcionamento de escolas, bares e academiascoronavirusbhCoronavírus provoca um vaivém de 'bolhas' em escolas de BHBar de BH distribui chope para quem já se vacinou na capitalApós ampliação do horário, bares de BH cobram mais ônibus para funcionáriosCachorro vítima de maus-tratos, Campeão perde a batalha pela vidaSegundo o documento, os estabelecimentos, agora, poderão manter as portas abertas de 11h a 1h. A regra se estende a cantinas, sorveterias, centros de comércio, shopping centers e clubes de serviço, de lazer, sociais e esportivos.
A PBH liberou ainda o consumo de alimentos e bebidas, inclusive alcoólicas, em padarias e lanchonetes no período de 5h a 1h.
As empresas poderão atender mais clientes, já que o distanciamento fixado entre as pessoas foi reduzido: passou de dois metros para um metro.
Outra alteração diz respeito ao comércio atacadista, que poderá operar sem restrição de horário.
Retomada gradual
A extensão do expediente é uma reinvindicação antiga do setor de bares e restaurantes. A flexiblização ocorre de forma gradativa desde 6 de março deste ano, quando a PBH fechou todo o comércio pela segunda vez.
A retomada começou em em 22 de abril, quando os empresários voltaram a operar de segunda a sábado, de 11 às 16h.
Em 8 de maio, o expediente foi ampliado para até as 19h. Em de 10 de junho, a PBH permitiu o atendimento até 22h. Por fim, em 9 de julho, liberou a operação até 23h.
Eventos escolares
O decreto do Executivo municipal também modificou o protocolo sanitário para eventos realizados em escolas, da educação infantil ao ensino superior.
"Nos eventos escolares que reúnam público, deve-se observar o protocolo aplicável a feiras, exposições, congressos e seminários, no que couber", diz o texto.
As normas para os organizadores dessas modalidades foram fixadas em 1° de agosto e compreendem uso de máscaras, higienização de mãos, testagem dos participantes, qualificação de funcionários, credenciamento e venda de ingressos por meios virtuais e regras específicas para limpeza de ambientes.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.