Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19: Nova União não registra atraso na aplicação da 2ª dose da vacina

Enquanto muitas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) fazem campanha devido ao grande número de pessoas que não comparecem aos postos para completar o ciclo da imunização contra a COVID-19, Nova União comemora 100% das segundas doses aplicadas dentro do prazo. Não há no momento, pessoas com a segunda dose em atraso na cidade. 





Dados de 28 de agosto do Vacinômetro mostram que 72,5% da população do município já foi vacinada contra a COVID-19 com a primeira dose. A segunda dose já foi aplicada em 33% da população o que representa 100% de cobertura seguindo as datas estipuladas no cartão de vacinação para a dose 2. 
 
A população de Nova União corresponde a cerca de seis mil habitantes. Todos os idosos completaram o ciclo da imunização e segundo o prefeito de Nova União, Ailton Guimarães, o número da população acima dos 60 anos é alto na cidade. 

Nova União está à frente quando comparada à média do Estado que tem 26,3% da população mineira com o ciclo da imunização completo. 

Segundo o prefeito, o resultado se deve ao esforço das equipes de Saúde. Todas as pessoas acima de 85 anos, acamados ou não, foram vacinadas em casa. Depois, a equipe de Saúde voltou nos domicílios para a aplicação da segunda dose. Todos os acamados e com dificuldades de locomoção, independentemente da idade receberam as doses em casa. 





Para as demais idades, a vacinação ocorre por agendamento para a primeira dose. Se a pessoa não comparecer, a equipe remarca a aplicação em um novo dia.

Isso ocorre também com a segunda dose: os agentes de Saúde entram em contato via telefone com as pessoas e os relembram de comparecer ao posto. Caso a pessoa não vá, um novo contato é feito pela equipe para que a pessoa não deixe de completar o ciclo. 

“A cidade conseguiu chegar a todas as aplicações de segunda dose e o grande diferencial que levou a esse resultado foi o empenho da equipe de Saúde de fazer esse trabalho de conscientização, agendamento e acompanhamento para saber se todos realmente foram e os que não compareceram, a equipe vai até a eles para não deixar ninguém sem vacina. O mérito é da equipe de Saúde”, ressalta Ailton sobre a dinâmica do sistema.

“É um feito a se comemorar. Percebemos que aqui na cidade os poucos casos que tem surgido da COVID-19 está ocorrendo entre as pessoas que ainda não foram vacinadas. Não estamos tendo nenhum caso entre as pessoas com mais idade que já estão vacinadas. A grande esperança é a vacina, a grande meta é vacinar todo mundo para que possamos voltar aos poucos à vida normal”, diz o prefeito.





Em 10 de agosto, outra cidade da Grande BH, de mesmo porte, Confins (cerca de 6.800 habitantes), bateu a marca de 100% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a COVID-19. As segundas doses, no entanto, ainda não bateram a marca de 100% aplicadas. 
 
Jovens de 20 anos serão os próximos

Nesta segunda-feira (30/8) Nova União recebeu 78 doses e começará a vacinação dos jovens de 20 anos. A partir da quinta-feira (2/9) os jovens dessa faixa etária que forem agendados pela equipe PSF (Programa de Saúde da Família) poderão comparecer na Quadra de Esportes, das 8h às 20h para receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19. 

 

audima