De forma híbrida e gradual, a terceira fase do plano de volta às aulas da rede municipal de ensino de Uberaba começou nesta quarta-feira (1/9), quando retornaram ao ensino presencial parte dos alunos do 6º ao 9º ano e do pré-I. Os números da COVID-19 na cidade melhoraram em agosto.
A primeira fase do plano havia ocorrido no dia 4 de agosto, com parte dos alunos do pré-II, do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já a segunda fase do plano de retomada ocorreu em 16 de agosto, contemplando as turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental I e reabrindo o Cemea Boa Vista.
Aulas alternadas em sala e on-line
Segundo informações da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), há atualmente cerca de 10 mil alunos do 6º ao 9º ano e do pré-I da rede municipal de ensino.
Com relação ao modelo híbrido de retomada, a pasta explicou que acontece da seguinte forma: carga horária diária composta por três horas/aula, com a presença do aluno na unidade de ensino, e duas horas/aula por meio remoto.
Caso o número de alunos que optarem pelas atividades pedagógicas presenciais exceda a capacidade da sala de aula, deverão ser adotadas medidas de revezamento semanal por turma, respeitando as normas de distanciamento entre as carteiras e a mesa do professor, conforme estabelecidas em legislação.
Números dos retornos
A secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon, informou que levantamento feito pela pasta, referente ao período de 23 a 27 de agosto, com as duas primeiras fases da volta às aulas vigorando, apontou que 20% dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino estão presenciais.
“Já em relação aos alunos do pré-II, 16% retornaram. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou 7% de presença. Vale destacar que no período de referência do levantamento feito pela Secretaria, a Escola Municipal São Judas, que atende a turmas de pré-II, estava fechada como medida de biossegurança, ofertando apenas aulas remotas”, contou.
O plano de retomada às aulas presenciais de Uberaba assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais.
Força-tarefa e medidas de enfrentamento à COVID-19
Zafalon garante que todas as escolas e Cemeis estão seguindo com as medidas de biossegurança para recepcionar alunos e servidores.
Da mesma como aconteceu nas duas primeiras fases do plano de retomada das aulas presenciais da rede de ensino de Uberaba, a secretária complementa que foi montada uma força-tarefa com assessores pedagógicos e equipe da inspeção escolar para percorrerem as salas de aula dos alunos do 6º ao 9º ano e do pré-I.
“A Secretaria de Educação também acompanha todos os casos de COVID-19 nas unidades de ensino, suspeitos e confirmados, desde a retomada das atividades pedagógicas presenciais, dia 4 de agosto”, finalizou a secretária Sidnéia Zafalon.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.