(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Operação Coiote, da PF, desarticula emigração ilegal para os EUA em Minas

A operação foi feita em Divino das Laranjeiras (a 75 quilômetros de Valadares) e cumpriu três mandados de busca e apreensão, cujo valor soma R$ 11 milhões


02/09/2021 14:12 - atualizado 02/09/2021 14:14

Entre os bens apreendidos, estão carros de luxo e motocicletas
Entre os bens apreendidos, estão carros de luxo e motocicletas (foto: Divulgação/PF)
 
A emigração ilegal de pessoas para os Estados Unidos foi alvo de mais uma operação da Polícia Federal para desarticular a ação de grupos criminosos que atuam no Leste de Minas. Os policiais federais da Delegacia de Polícia Federal de Governador Valadares foram na manhã desta quinta-feira (2/9) à cidade de Divino das Laranjeiras (a 75 quilômetros de Governador Valadares) e cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
 
 
A Operação Policial recebeu o nome "Velho Coiote", em referência aos “coiotes”, intermediários que atravessam os emigrantes ilegais na fronteira do México com os Estados Unidos.
 
As investigações acerca da atuação desse grupo criminoso, e que fazem parte de um acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas, começaram em 2018, após recebimento de várias notícias-crime repassadas à Polícia Federal.
 
Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os investigados promoviam a migração ilícita e o envio ilegal de crianças e adolescentes para os Estados Unidos, cobrando em dólares. Os fatos apurados, segundo informou a Polícia Federal, revelam que um dos criminosos atuava nessa área desde 2004.
 
Durante as buscas, foram encontrados e apreendidos valores em espécie e carros de luxo, além de bens dados em pagamento e em garantia pela “dívida” assumida pelos migrantes. O bloqueio de bens dos investigados, decretado pela Justiça Federal, somam R$ 11 milhões.
 
Caso sejam condenadas, as pessoas envolvidas nesses crimes podem cumprir pena de até 11 anos de reclusão, com possibilidade de aumento a depender da quantidade de crimes imputados a cada um.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)