Minas Gerais atingiu a menor média móvel de mortes causadas por COVID-19 desde o dia 7 de janeiro deste ano. É o que aponta a pesquisa semanal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), divulgada nessa segunda-feira (30/8). O motivo, crava o autor do levantamento, é a vacinação.
Leia Mais
Minas Consciente: 13 das 14 macrorregiões seguem na onda verdeCOVID-19: 85 mortes são registradas em Minas no período de 24 horasJuiz de Fora e BH lideram em número de casos da variante Delta em MinasBH diminui oferta, e ocupação dos leitos de UTI fica a um passo do alertaItaipé tem só 18% plenamente imunizado contra COVID e promove megavacinaçoBH antecipa segunda dose em adultos de 56 anos nesta sexta; confira locaisUberaba aguarda orientação do estado para iniciar vacinação de adolescentesOs dados divulgados pelo estudo se baseiam no Painel de Monitoramento, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e mostram que a média móvel diária registrada na última semana de agosto foi de 66 óbitos.
O número só não é mais baixo do que o registrado ao fim da primeira semana deste ano, no dia 7 de janeiro, quando a média móvel diária de mortes por COVID-19 foi de 64.
Veja os números relativos à última semana de agosto, publicados na segunda-feira (30/8):
O levantamento da Unifal aponta que, mesmo com as taxas menores nesses indicadores, ainda há muita oscilação nos números da COVID-19 no estado.
Isso indica, segundo o professor, que a pandemia não está controlada, independentemente do efeito da variante Delta, que, segundo os dados do estudo da Unifal, ainda é pequeno.
Sul de Minas
A média móvel diária de novos casos de COVID-19 no Sul de Minas ficou em 373, a menor já registrada desde o dia 16 de dezembro de 2020. A região do estado mineiro compreende 154 municípios.
Outro destaque foi a diminuição no índice de óbito por internação, também no Sul mineiro, o que refletiu em todas as regionais da área, exceto a de Pouso Alegre.
Os dez municípios com maior número de habitantes no Sul mineiro registraram tendência de queda na incidência de novos casos nesta última semana.
O número de novas internações também registrou queda. A exceção ficou por conta de Lavras, Itajubá, Três Corações e Três Pontas, que tiveram aumento no início da semana. O destaque negativo foi Itajubá, que, pela terceira semana consecutiva, teve aumento nesses indicadores.
Em relação ao número de óbitos, a região Sul também registrou tendência de queda, com exceção de Pouso Alegre, Passos e Itajubá, onde o índice teve aumento.
Números totais da pandemia
Em Minas Gerais, foram registrados 2.073.221 casos da doença e 53.167 óbitos. De acordo com a SES-MG, 1.981.125 pessoas se recuperaram e 38.929 estão em acompanhamento.
Na região Sul do Estado, são 298.099 casos e 7.191 mortes confirmadas pela SES-MG – ao todo, são 287.090 pessoas recuperadas da COVID-19 e 3.818, acompanhadas.