Pessoas de 56 anos recebem, a partir desta sexta-feira (3/9), a segunda dose da vacina contra a COVID-19 em Belo Horizonte. Conforme informado pela PBH, poderão se imunizar o público cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 10 de setembro.
Leia Mais
Saída para o feriado deve movimentar rodovias e aeroportos de BHVídeo: homem bêbado furta carro, bate em poste e acaba presoIdosa de 93 anos é a segunda vítima de surto de COVID em asilo de UberabacoronavirusbhPost de médico sobre falta de benefícios do uso da máscara é enganoso
Segundo ressaltado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus.
Além disso, a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes.
O técnico mecânico Alexandre César Mafra Bicalho, de 56 anos, foi um dos moradores que não deixou de comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa para garantir sua imunização. Ele recebeu a segunda aplicação da AstraZeneca no posto drive-thru do Boulevard Shopping, na Região Centro-Sul.
"Em 20 de julho, fui infectado com a COVID, mas sintomas foram brandos. Agora, tomei a segunda e estou imunizado. Mas, os cuidados continuam”, contou ao Estado de Minas.
Para a conclusão do esquema vacinal, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF. O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru.
De acordo com o painel vacinômetro da PBH, até o momento, 81,8% do público-alvo da capital recebeu a primeira e 43,1% a segunda aplicação ou dose única da Janssen.
Etapa prestes a ser concluída
Conforme previsto no calendário divulgado pela prefeitura, no sábado (4/9), os jovens de 18 anos, completos até 4 de setembro, são convocados para receber a primeira dose do imunizante - faixa etária que conclui a vacinação dos adultos em Belo Horizonte.
O próximo passo agora é a ampliação da campanha para os adolescentes de 12 a 17 anos, anunciada pelo Executivo municipal nesta sexta-feira (3/8). A partir da próxima segunda (6/9), o público, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes será o primeiro se vacinar.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 2 de setembro, foram registrados 5.521 cadastros válidos. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros município.
Para se imunizar, os adolescentes de 15 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Além disso, todos precisam comprovar a condição, seja com exames, receitas, relatório médico ou prescrição, emitidos em até 12 meses da data do cadastro. O documento deve ter o número do registro profissional.
Confira a programação da campanha para a próxima semana:
- Dia 6, segunda-feira: primeira dose para adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes; segunda dose para pessoas de 33 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias
- Dia 7, terça-feira: não haverá vacinação
- Dia 8, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 32 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias; primeira dose de adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 8 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes
- Dias 9 e 10, quinta e sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades. Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19