Há cinco dias, os moradores de Belo Horizonte e jornalistas não sabem, exatamente, qual o aumento de casos e mortes por COVID-19 na cidade. Segundo a prefeitura, “problemas técnicos nas bases e-SUS VE e Sivep gripe (Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe)” causam a limitação no boletim epidemiológico.
Leia Mais
Ocupação das UTIs para COVID-19 diminui e se afasta da zona de alerta em BHBH vacina pessoas de 18 anos neste sábado (4/9); veja os locaisCOVID: BH aplica 2ª dose em pessoas de 32 e 33 anos na próxima semanacoronavirusbhEm reunião do G20, OMS elogia programa de vacinação brasileiroMinas tem elevação de temperaturas e previsão de chuva neste sábadoCOVID-19: Minas contabiliza cinco casos da variante Mu; veja cidadesVacina: TCE-MG aponta que mais de 806 mil mineiros não tomaram segunda doseO problema já aconteceu em outros boletins anteriores, mas sempre foi reestabelecida nos balanços posteriores. Dessa maneira, BH permanece com 270.914 casos confirmados e 6.539 mortes pela virose desde quarta.
Apesar da limitação, outros dados do boletim são atualizados normalmente. São os casos dos indicadores da pandemia: as ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria e a transmissão do novo coronavírus.
Todas as três estatísticas permanecem no patamar de controle da escala de risco, conforme mostrou o Estado de Minas nesta sexta (3/9).
A reportagem procurou o Ministério da Saúde e aguarda posicionamento.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.