Belo-horizontinos de 18 anos compartilharam, neste sábado (4/9), a sensação de alívio ao tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Logo cedo, filas se formaram no posto da Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG ), do tipo drive thru – em que as pessoas são vacinadas dentro de automóveis –, na Região da Pampulha.
Para quem completou o último ano escolar dentro de casa e iniciou a faculdade no desafio do ensino remoto, a vacina é esperança de próximos encontros em breve. “As coisas vão continuar sendo diferentes, vai demorar um pouco para normalizar, mas daqui pra frente vai dar tudo certo”, acredita Alice.
Emoção garantida
Diante de mudanças na rotina e isolamento social necessário para conter a
pandemia
do novo coronavírus, tomar a vacina também é um gesto carregado de emoção, sobretudo para a última faixa etária de adultos que esperou nove meses na fila (desde o início da campanha, em janeiro deste ano). É como conta a estudante Isadora Alvarenga Garcia:
“Um momento muito emocionante que eu não sabia que ia chegar e quando chega é muito prazeroso. É confortante diante da situação”, comemora. Isadora está no último ano do ensino médio e só voltou no mês passado a ver os colegas devido à flexibilização que permite o ensino híbrido nas escolas.
“A pandemia mudou muito a minha vida para pior porque é muito ruim ficar isolado. Está todo mundo com saudade. Temos uma sensação de que perdemos muitos momentos que poderiam ser memórias do 3º ano”, lamenta, além de reforçar apelo para que todos tenham a mesma atitude. “Agora é continuar com os cuidados e esperar que todo mundo se vacine.”
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.