Quatro pichadores foram presos, em flagrante, na manhã deste domingo (5/9), no Centro de Belo Horizonte. Eles estavam pintando muros da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na Avenida do Contorno, próximo ao Hospital Socor.
Leia Mais
Polícia prende 15 integrantes de grupo de pichação em BHCâmara aprova projeto de apoio ao grafite e combate à pichaçãoMuro limpo: Polícia Civil faz operação de combate à pichação em BHLei determina novos valores de multa para pichador em BHHomem procurado por pichação pela Polícia Civil é preso no Centro de BHTodo o material, avaliado em R$ 2 mil, foi apreendido e levado, junto com os infratores, para a Central de Flagrantes 2 da Polícia Civil, na Rua Conselheiro Rocha, 321, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Combate
Já há algum tempo que a Prefeitura de Belo Horizonte vem combatendo as pichações em prédios e muros da capital mineira. Existe, inclusive, projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 21 de julho último, nesse sentido.
O PL considera os malefícios da pichação para a cidade. O texto aprovado estima multa de até R$ 20 mil para os reincidentes na pichação.
Entre as ações adotadas, estão a promoção de campanhas educativas, cadastro de espaços públicos para a prática de grafite e valorização dessa arte, e criação e manutenção de cadastro de espaços públicos urbanos a serem utilizados para a prática de grafite.
Além disso, a lei prevê intensificação da vigilância, especialmente sobre bens e monumentos tombados, oferta de programas de inserção social e recuperação dos espaços degradados.