Quatro pichadores foram presos, em flagrante, na manhã deste domingo (5/9), no Centro de Belo Horizonte. Eles estavam pintando muros da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na Avenida do Contorno, próximo ao Hospital Socor.
Todo o material, avaliado em R$ 2 mil, foi apreendido e levado, junto com os infratores, para a Central de Flagrantes 2 da Polícia Civil, na Rua Conselheiro Rocha, 321, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Combate
Já há algum tempo que a Prefeitura de Belo Horizonte vem combatendo as pichações em prédios e muros da capital mineira. Existe, inclusive, projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 21 de julho último, nesse sentido.
O PL considera os malefícios da pichação para a cidade. O texto aprovado estima multa de até R$ 20 mil para os reincidentes na pichação.
Entre as ações adotadas, estão a promoção de campanhas educativas, cadastro de espaços públicos para a prática de grafite e valorização dessa arte, e criação e manutenção de cadastro de espaços públicos urbanos a serem utilizados para a prática de grafite.
Além disso, a lei prevê intensificação da vigilância, especialmente sobre bens e monumentos tombados, oferta de programas de inserção social e recuperação dos espaços degradados.