A semana começa em Belo Horizonte com notícias de alívio para adolescentes com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes, além daqueles que tiverem deficiência permanente. Isso porque a Prefeitura de BH começará a vacinar o público contra a COVID-19 a partir desta segunda-feira (6/9), conforme cronograma a ser seguido durante os próximos dias.
Leia Mais
COVID-19: variante Delta é identificada em Lavras pela primeira vezPBH recebeu 2.720 vacinas de lote suspenso pela Anvisa, mas não as aplicouMinas pode ter aplicado vacinas de lote suspenso pela Anvisa; veja o númerocoronavirusbhContagem suspende vacinação contra COVID-19; entenda as mudançasCalor e tempo seco vão continuar em Minas durante feriado prolongadoSegundo a PBH, a dose que os adolescentes desta fase receberão é da farmacêutica Pfizer.
Vacinação em BH nesta semana
- Segunda-feira (6/9): primeira dose para adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes; segunda dose para pessoas de 33 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;
- Terça-feira (7/9): não haverá vacinação;
- Quarta-feira (8/9): segunda dose para pessoas de 32 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias; primeira dose de adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 8 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;
- Quinta e sexta-feira (9 e 10/9): segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades. Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro.
Segunda dose para 33 anos
Além dos adolescentes, nesta segunda também serão aplicadas as segundas doses para pessoas de 33 anos que tenham recebido a primeira aplicação de CoronaVac. Já na terça-feira (7/9), feriado de Independência do Brasil, não haverá vacinação.
A imunização será retomada na quarta-feira (8/9) com a segunda dose de CoronaVac para pessoas de 32 anos que tenham recebido a primeira aplicação do imunizante. Já na quinta (9/9) e na sexta-feira (10/9) está marcada a segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades.
Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h. Os endereços podem ser consultados neste link.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h. Os endereços podem ser consultados neste link.
Cadastro de adolescentes
De acordo com a PBH, foram registrados 5.521 cadastros válidos de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes. O número exclui duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios.
"Todas as declarações apresentadas no cadastro são de total responsabilidade do responsável pelo menor que os preencheu e de quem emitiu os comprovantes. Será realizada auditoria no processo de vacinação e, em caso de informações inverídicas, os declarantes ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis", disse, em nota, o Executivo municipal.
Orientações para a vacinação em BH
- Ter se cadastrado até 23h59 do dia 2 de setembro;
- Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro devendo conter o número do registro do profissional no respectivo conselho de classe;
- Apresentar documento de identificação, podendo ser identidade ou certidão de nascimento;
- É recomendado que o adolescente apresente o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde;
- Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
- Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
- Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.