Dois novos casos da variante Delta do coronavírus foram confirmados em Itaipé, no Vale do Mucuri. Assim, a cidade, que tem pouco mais de 12 mil habitantes, confirma três pessoas com a forma diferenciada de COVID-19.
Ao Estado de Minas, o secretário de saúde de Itaipé, Edson Gomes, disse que os três pacientes, dois homens e uma mulher, estão recuperados e não tiveram a forma mais grave da doença.
No boletim oficial do governo do Estado, já constava que a cidade tinha dois casos confirmados. O secretário explicou que o segundo caso foi confirmado durante a tarde de sexta-feira (3/9), mas o terceiro veio depois do fechamento do boletim oficial, por isso a divergência.
"Porém, acreditamos que, com o avanço da vacinação, novos casos não vão mais surgir. E, se vierem, não serão tão graves, como aconteceram nestes três pacientes", afirmou.
Até agora, Itaipé vacinou 5.825 moradores com a primeira dose (cobertura vacinal de 58,74% para maiores de 18 anos), número ainda baixo em relação à média estadual (que está em 81,85%). A segunda dose já foi aplicada para 1.738 moradores, e 100 receberam a vacina de dose única.
"Todos os maiores de 18 anos já podem se vacinar em Itaipé, e temos percebido uma adesão importante a isso. Sabemos que os números estão baixos, mas estamos confiantes que vamos aumentá-los após o feriado", disse.
Nos demais números da pandemia na cidade, 380 casos foram confirmados desde março do ano passado. Seis pessoas morreram por causa da doença (nenhuma pela variante Delta).
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.