Da última sexta-feira até hoje (6/9), o Corpo de Bombeiros registrou pelo menos 300 chamadas para ocorrências de incêndios em áreas de vegetação na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a corporação, as ligações para o 193 foram contabilizadas a partir das 22h de 3 de setembro. O número é aproximado e, de acordo com a sala de imprensa do Corpo de Bombeiros, pode ser maior.
Nesta segunda-feira, véspera do feriado da Independência, dois incêndios se destacam na região. Um deles é na Serra do Gandarela, que fica em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima.
As polícias Civil e Militar estão à procura do homem que teria ateado fogo à vegetação. O incêndio teve início pouco depois das 10h. Segundo testemunhas, o incendiário caminhava tranquilamente, quando de repente abaixou-se e colocou fogo, fugindo em seguida.
Mais cedo, os bombeiros encerraram o combate às chamas no Parque das Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Lá, o fogo começou na tarde passada. Os trabalhos foram retomados hoje por volta das 5h, com o apoio de um helicóptero para jogar água nas áreas de difícil acesso.
O incêndio foi apagado às 8h, mas, por conta do calor, os bombeiros permaneceram no local diante da possibilidade de novos focos. Às 14h30, as equipes começaram a se retirar do local. “O tempo de monitoramento pós combate, no qual é considerado ainda crítico, já passou sem sinais de reignição”, informou o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o tenente Davi Linke, dezenove militares e sete brigadistas trabalharam no local hoje e a estimativa é de que 23 hectares de mata foram destruídos. Os bombeiros que estavam nessa ocorrência ainda auxiliaram no combate a focos de incêndio na Mata da Baleia.