A semana começa em Belo Horizonte com dois dos três indicadores que verificam o comportamento da COVID-19 na capital mineira em queda. Isso porque o índice de transmissão e a ocupação de leitos de enfermaria foram menores nesta segunda-feira (6/9) se comparado com o informe da última sexta (3/9). Por outro lado, a demanda por vagas de terapia intensiva teve um leve aumento.
Leia Mais
Conheça as 12 cidades de Minas que ainda não tiveram mortes por COVID-19COVID-19: Minas ultrapassa 2 milhões de casos, totalizando 53.323 mortesBH: adolescentes com comorbidades recebem a 1ª dose da vacina nesta segundacoronavirusbhBH tem alta em ocupação de UTI, mas segue com a menor transmissão de 2021Pela primeira vez em Minas, SUS realiza terapia respiratória ECMOCOVID: Com 21 mortes em 24 horas, Minas ultrapassa marca de 53.400 vítimasCOVID-19: Minas registra 63 mortes no período de 24 horasCOVID-19: após uma semana, Juiz de Fora volta à faixa amarelaQueda, também, na ocupação de leitos de enfermaria, que atingiu a menor demanda de 2021, com 30,2%. No informe de sexta, o indicador estava em 32,9%. Esse percentual considera as camas das redes privada e pública para pacientes com COVID-19.
Por outro lado, houve um pequeno aumento de ocupação nos leitos de terapia intensiva de Belo Horizonte para pacientes com COVID-19, indo de 45,6% para 46,9%. Não houve mudanças na oferta de leitos, ou seja, o total de vagas do tipo permanece o mesmo do balanço anterior: 537, na soma entre as redes pública e privada.
Mesmo com o aumento, o indicador de UTIs segue na fase de controle, assim como os outros dois.
Casos e mortes por COVID-19
Belo Horizonte também registrou um acréscimo de 33 mortes e 4.798 casos de COVID-19 em relação ao boletim de sexta. Vale lembrar que, na semana passada, as bases de informação, como o SIVEP Gripe, apresentaram problemas técnicos.
A capital mineira contabilizou, até o momento, 275.712 diagnósticos positivos de COVID-19 e 6.572 vidas perdidas por complicações da doença.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.