Os incêndios não dão trégua neste início de setembro em Minas Gerais. Nesta segunda-feira (8/9), militares do Corpo de Bombeiros seguem no combate a focos que surgiram na terça-feira (7/9), feriado da Independência, e até no fim de semana, em diferentes áreas de vegetação.
Leia Mais
Minas registra destruição em mais de 700 focos de incêndio durante feriadãoMG: em 24 horas, bombeiros receberam 234 chamados de incêndio em mata Incêndio na Serra da Mantiqueira une bombeiros, Exército e brigadistasBombeiros de Minas retornam da missão humanitária no Haiti após 21 dias MG: tempo seco, incêndios e crise hídrica avançam pelo estadoIncêndio de 'enormes proporções' já dura 72 horas em vegetação de MinasHomem morre após incêndio na vegetação em AndradasApós atraso, 280.740 doses da Pfizer chegam a Minas nesta quarta (8/9)Polícia apreende mais de 50 galos em rinha e prende 15 pessoasCerca de 15 militares que estavam de folga trabalham no local, segundo a corporação. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) deve contar com um número maior de brigadistas hoje e os bombeiros também esperam o apoio de mais uma aeronave. “Ontem os combates se concentraram na região conhecida como Trilha da Nininha. Uma estimativa inicial é de que as chamas tenham atingido cerca de 450 hectares”, informa o Corpo de Bombeiros.
Em Marmelópolis, no Sul de Minas, militares combatem as chamas na Serra da Mantiqueira desde segunda-feira. Foram mobilizados bombeiros de Minas e do estado de São Paulo, além de militares do Exército, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e guias da região.
Nesta manhã, estão no local 22 militares da região, além dos bombeiros de São Paulo, a equipe do ICMBio e voluntários da Prefeitura de Marmelópolis. “O incêndio continua na Área de Preservação da Serra da Mantiqueira. O Sistema de Comando de Operações foi articulado na base dos Marins, a fim de fornecer uma resposta mais eficiente frente ao incêndio”, diz a corporação.
O CBMMG estará atuando hoje (8/9) com 22 militares, além dos militares do Estado de São Paulo, brigadistas do ICMBio e voluntários da Prefeitura. O incêndio continua na Área de Preservação da Serra da Mantiqueira. O Sistema de Comando de Operações foi articulado na base dos Marins, a fim de fornecer uma resposta mais eficiente frente ao incêndio.
Grande BH
Outro incêndio combatido pelos bombeiros começou na noite passada na mata próxima ao condomínio Veredas das Gerais, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mais cedo, uma viatura foi encaminhada à MG-030 para verificar se ainda havia fogo.
Outro foco está na região da Alameda Serra do Cabral. Os bombeiros foram acionados pelo morador de outro condomínio durante a madrugada. “Os militares que compareceram no local informaram que a linha de fogo se encontrava em um ponto muito íngreme e de difícil acesso, sendo necessário apoio aéreo para o combate. Não há relatos de vítimas ou que as chamas atingiram propriedades particulares, informou o Corpo de Bombeiros.
Pela manhã, os bombeiros constataram que a área do fogo é muito íngreme e rochosa, de forma que o fogo ficaria confinado, sem se alastrar. Mesmo assim, a área é monitorada.