Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Postos de vacinação de BH têm movimento fraco nesta quarta (8/9)

Avançando mais uma etapa na campanha de vacinação contra a COVID-19, Belo Horizonte iniciou nesta quarta-feira (8/9), o segundo dia de aplicação da primeira dose dos imunizantes em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes, além daqueles que tiverem deficiência permanente. Porém, o movimento esperado para a data não foi registrado nesta manhã.  

Um dia após o feriado do Dia da Independência, a reportagem do Estado de Minas esteve nos postos de imunização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Região Pampulha, e nos centros de saúde Vera Cruz e Paraíso, na Região Leste da capital, encontrando os espaços vazios.



O dia também é reservado para a aplicação da segunda dose da CoronaVac das pessoas de 32 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 15 de setembro.

A primeira data de campanha da prefeitura para os adolescentes de 12 a 17 anos ocorreu nessa segunda-feira (6/8). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 5.521 de cadastros válidos. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios. 

Para se imunizar, os jovens a partir de 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Além disso, todos precisam comprovar a condição, seja com exames, receitas, relatório médico ou prescrição, emitidos em até 12 meses da data do cadastro. O documento deve ter o número do registro profissional.

Veja as orientações da PBH para o público:


  • Ter se cadastrado até 23h59 do dia 2 de setembro;
  • Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro devendo conter o número do registro do profissional no respectivo conselho de classe;
  • Apresentar documento de identificação, podendo ser identidade ou certidão de nascimento;
  • É recomendado que o adolescente apresente o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde;
  • Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • Não ter recebido vacina contra a COVID-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.





Já os moradores de 32 anos precisam comparecer às unidades de saúde com o cartão de vacina, documento de identidade e CPF para completar o esquema vacinal.

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru.
 
Segundo o painel vacinômetro da PBH, até o momento, 1.905.765 do público alvo foram imunizados com a primeira e 989.026 com a segunda dose. Além disso, 58.990 aplicações foram feitas com a dose única da vacina produzida pela farmacêutica Janssen.  

* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira

audima