A cidade de Sete Lagoas, na Região Central do estado, vacina nesta quinta-feira (9/9), pessoas de 19 anos. Na sexta-feira, será a vez do público a partir de 18 anos de idade, além da segunda dose da AstraZeneca para a comunidade surda.
De acordo com a prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 20%, menor índice do ano .
A vacinação das pessoas de 19 e 18 anos irão ocorrer das 9h às 16h e ambos nos mesmos locais:
- Sesc - entrada pela Av. Professor Abeylard (a pé);
- Faculdade Una - Av. Sec. Divino Padrão, 1.411 - Santo Antônio (a pé);
- Faculdade Atenas - Av. Perimetral, ao lado da Bombril (drive thru).
Os documentos necessários são identidade com foto, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa (quem não tem o comprovante deve solicitar junto à Estratégia Saúde da Família - ESF mais próximo de casa).
A Prefeitura de Sete Lagoas ainda destaca que, em caso de grande demanda, serão distribuídas senhas até as 15h30 e que o uso de máscara é obrigatório, mesmo depois de aplicada a segunda dose da vacina.
Segunda dose exclusiva para a comunidade surda
A Secretária Municipal de Saúde também anunciou o cronograma de vacinac%u0327a%u0303o da 2ª dose da AstraZeneca para quem tomou a 1ª dose ate%u0301 o dia 10 de junho, desta vez, específico para a comunidade surda, com apoio de tradução em libras.
Este público se vacina nesta sexta-feira, das 9h às 15h, no Cerest (R. Paulo Frontin, 254, Centro).
Documentos necessários para a vacinação são comprovante de 1ª dose (AstraZeneca), carteira de vacinação e carta%u0303o SUS ou CPF.
Vacinação no município
De acordo com a prefeitura, até o último sábado, receberam a 1ª dose 156.891 pessoas (64,8% da população).
Já a 2ª dose foi aplicada em 58.673 cidadãos e a dose única em 5.814 pessoas. Ao todo, somando segunda dose e dose única, 26,6% da população está completamente imunizada.
Durante a vacinação, os cidadãos podem doar 1Kg de alimento não perecível ou ração animal na campanha Vacinação Solidária.
Ocupação total dos leitos de UTI está com o menor índice do ano
De acordo com último boletim, divulgado hoje, a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID, SUS e particular em Sete Lagoas está em 20%, menor índice do ano. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 33,3%.
Dos 14 internados no município, 10 estão em UTI e quatro em enfermaria. Entre os internados na UTI, estão cinco de Sete Lagoas e os demais de outras cidades da região (Jequitibá, Caetanópolis, Papagaios, Pequi e Capim Branco).
A cidade contabilizou 23.213 contaminações por COVID-19, com a confirmação de 22 novos casos no feriado prolongado. Nenhuma morte foi registrada e, assim, o município segue mantendo os 607 óbitos.
Se comparado ao boletim da última quinta-feira, quando o número de contaminados era de 23.179 e de 607 óbitos, houve um aumento de 34 novos casos e nenhuma morte.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.