(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS EM CHAMAS

Incêndio de 'enormes proporções' já dura 72 horas em vegetação de Minas

Nesta quarta-feira (8/9), Corpo de Bombeiros usa quatro aeronaves para tentar controlar as chamas na Serra de São José, no interior mineiro


08/09/2021 18:30 - atualizado 08/09/2021 23:42

Conforme o Corpo de Bombeiros, a estimativa é de que em torno de 440 hectares tenham sido consumidos pelas chamas
Conforme o Corpo de Bombeiros, a estimativa é de que em torno de 440 hectares tenham sido consumidos pelas chamas (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
 
Cerca de 25 militares do Corpo de Bombeiros e 33 brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) lutam nesta quarta-feira (8/9) para controlar um incêndio de grandes proporções que atingiu uma mata próxima à Serra de São José, na cidade de Prados – que fica a 28 km de São João del-Rei, na Região Central de Minas Gerais.
 
Até a noite dessa terça-feira (7/9), a estimativa era de que aproximadamente 440 hectares tivessem sido consumidos pelas chamas.
 
Conforme mostrou a reportagem do Estado de Minas , o fogo começou no domingo (5/9), na zona rural da cidade, e logo se espalhou por toda a área, vindo a atingir a Serra na última segunda-feira (6/9), quando os trabalhos para frear o avanço das chamas começaram.
 
 
 
Conforme a corporação, os reforços no combate ao incêndio foram retomados na manhã de hoje – com o auxílio de quatro aeronaves para pulverizar a água – e seguem até o fim da noite. Devido à irregularidade do terreno e à dificuldade de se acessar a linha de fogo, o deslocamento da equipe está sendo feito por meio de um helicóptero.
 
Segundo o tenente Daniel Luiz Rodrigues Guimarães, comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, o aumento da temperatura ao longo do dia faz com que as chamas se intensifiquem, o que torna o combate ainda mais complicado.
 
Grande aparato, como aeronaves, está sendo mobilizado para combater o fogo
Grande aparato, como aeronaves, está sendo mobilizado para combater o fogo (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
 
 
“Além disso, esta região é ‘especialmente’ irregular e a vegetação muito alta e densa. Isso tudo, aliado aos fortes ventos e ao tempo seco, cria um ambiente favorável para que o fogo se alastre”, explica.
 
Devido à proporção atingida pelo incêndio, o Comando Regional do Corpo de Bombeiros tem monitorado a situação, verificando a necessidade de aumentar o efetivo de militares de outras unidades. No entanto, por questões de segurança, os trabalhos são realizados prioritariamente durante o dia.
 
A Serra de São José fica na cidade de Prados, localizada a 28 km de São João del-Rei
A Serra de São José fica na cidade de Prados, localizada a 28 km de São João del-Rei (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
 

Incêndio na Serra da Mantiqueira

 
Em Marmelópolis, no Sul de Minas, militares combatem as chamas na Serra da Mantiqueira desde segunda-feira. Foram mobilizados bombeiros de Minas e do estado de São Paulo, além de militares do Exército, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e guias da região.
 
Nesta manhã, estão no local 22 militares da região , além dos bombeiros de São Paulo, a equipe do ICMBio e voluntários da Prefeitura de Marmelópolis. “O incêndio continua na Área de Preservação da Serra da Mantiqueira. O Sistema de Comando de Operações foi articulado na base dos Marins, a fim de fornecer uma resposta mais eficiente frente ao incêndio”, diz a corporação.
 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)