A prefeitura de Betim, na Grande BH, anunciou, na noite desta sexta-feira (10/10), a revogação do decreto que instituiria o Passaporte da Vacina no município a partir do próximo dia 20. Agora, a medida - antes obrigatória - passa a ser facultativa aos estabelecimentos.
Leia Mais
Família encontra taxista desaparecido no domingo no IML de BetimBetim institui o Passaporte da Vacina para locais de permanência coletivaIncêndio em lote de Betim assusta moradores e mobiliza bombeiroscoronavirusmgExigência de passaporte da vacina é suspensa pela Justiça em Montes ClarosBetim e Copasa assinam termo que dará mais de R$ 30 milhões para a cidadeFiocruz prevê retomar entrega de AstraZeneca na próxima semanaBares e restaurantes de Uberaba voltam a funcionar sem restrição de horárioCom o novo decreto, publicado em edição especial do Órgão Oficial do Município, os estabelecimentos que optarem por aderir ao passaporte devem fazer um cadastro na Procuradoria-Geral do Município (Progem), pelo e-mail cadastropassaportevacina@gmail.com.
Após esse cadastro, bares, restaurantes, cinemas e outros locais listados no documento, vão firmar um Termo de Ajustamento e poderão ter a flexibilização de algumas normas de biossegurança, como a permissão para o ingresso e a permanência de um número maior de pessoas em seus respectivos espaços, conforme alvará de funcionamento de cada um.
"É uma questão polêmica. Alguns proprietários acham que não deve haver essa restrição. Outros entendem que a medida gera mais segurança aos clientes, que se sentem mais confortáveis em compartilhar o ambiente apenas com outros cidadãos vacinados. Então, essa nova medida contempla os dois posicionamentos", declarou o prefeito Vittorio Medioli.
O novo decreto passa a valer em 20 de setembro.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.