Camacho, na Região Centro-Oeste de Minas, suspendeu as aulas presenciais e proibiu o funcionamento de bares com público. O decreto com novas restrições foi publicado nessa sexta-feira (10/9).
A decisão foi tomada após o município, de pouco mais de 3,1 mil habitantes, registrar o maior índice de casos ativos durante toda a pandemia da COVID-19. Atualmente, 21 pessoas estão em tratamento contra a doença e uma idosa está internada.
Leia Mais
COVID: depois de cenário preocupante, Monte Carmelo zera ocupação de leitosBar de BH distribui drink de graça para quem já se vacinou contra COVID-19Veja o calendário de vacinação contra COVID-19 em Belo HorizonteCOVID-19: estudo da Unifal aponta que risco de morte entre idosos caiu 81%coronavirusmgVacina para adolescentes começa nesta semana em cidades de MGA maior parte está nos mesmos núcleos familiares. “As pessoas têm deixado de seguir os protocolos sanitários, como o uso de máscaras”, afirmou o secretário de Saúde, Júlio Lopes. Para ele, a queda nos indicadores e a vacinação fizeram com que a população baixasse a guarda.
Lentidão da vacinação
O secretário também reclama das quantidade de doses da vacina contra a COVID-19 enviada ao município. Enquanto alguns da região já finalizaram o ciclo de primeira dose em adultos com mais de 18 anos, a cidade ainda está na faixa etária de 22.
“Esses positivos, a maioria não recebeu nem a primeira dose, porque tem adolescentes, tem criança de oito anos e a outra parte recebeu só a primeira dose”, afirmou o secretário.
Dos casos ativos, apenas cinco foram imunizados com as duas doses da vacina. Lopes disse que na última semana o município recebeu um novo lote para avançar. Uma das explicações, segundo o secretário, é de que as outras cidades teriam utilizado a remessa para públicos específicos, como trabalhadores da indústria, para imunizar por idade.
Desde o início da campanha, o município recebeu 3.583 doses. 2.228 pessoas receberam a primeira e destas, 1.156 encerraram o ciclo vacinal. Outras 40 receberam a dose única.
Até a publicação desta matéria a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não havia se posicionado sobre o assunto.
As medidas
O decreto mantém o funcionamento da maior parte das atividades comerciais, porém limita o número de pessoas, por exemplo dentro das lojas. As aulas presenciais, retomadas no início da agostos foram, novamente, suspensas.
Confira outras restrições:
- Academias, estúdios de pilates deverão respeitar a limitação de cinco alunos por vez com agendamento
- Salões de beleza poderão atender um cliente por vez
- Serviço de hotelaria poderá funcionar com 50% da capacidade
- Lava-jato com um cliente por vez mediante agendamento
- Padarias, lanchonetes e sorveterias poderão permitir a permanência de apenas quatro clientes
- Atividades esportivas em espaços públicas estão proibidas
- Aulas presenciais estão suspensas na rede pública
- Bares, trailers, choperias e similares poderão funcionar apenas na modalidade de delivery
- Restaurantes e estabelecimentos de comida pronta poderão funcionar com 10 clientes por vez, de 07h às 22h30, vedada a venda de bebidas alcoólicas
Responsabilidade
Nas redes sociais, ao anunciar as novas medidas, o prefeito Bruno Lamounier chamou os moradores para a responsabilidade. “Acredito que a primeira ação cabe a cada um de nós ao tomar cuidados básicos, usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações, mas o poder público não pode deixar de cumprir seu dever de zelar pela saúde da população”, afirmou.
Desde março do ano passado, a cidade contabiliza 177 confirmações e cinco mortes em decorrência do novo coronavírus.
* Amanda Quintiliano especial para o EM
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.