Jornal Estado de Minas

MAUS-TRATOS

Idoso é preso por matar cavalo com uma lança no interior de Minas


 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um idoso, de 71 anos, suspeito de atirar rojões na direção de um cavalo e o perfurar com uma lança. Ele foi detido na última sexta-feira (10/9), em uma propriedade rural localizada em Ubá, na Zona da Mata, após denúncia de maus-tratos a animais. No entanto, a motivação para cometer o crime não foi revelada.  
 
À reportagem, a Polícia Civil informou que um médico veterinário que atende no município realizou a perícia do animal durante a ocorrência. Conforme comprovado no laudo, o golpe de lança deferido pelo idoso perfurou vários órgãos do cavalo, que não aguentou os ferimentos e morreu.




 
Ainda de acordo com a polícia, foram encontradas duas caixas de fogos de artifícios durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito do crime. Por sua vez, o idoso alegou ter usado os rojões para espantar outros animais de seu terreno.
 
O homem foi encaminhado ao sistema prisional de Ubá, onde está à disposição da Justiça.
 

Delegacia especializada

 
Após o registro da ocorrência de maus-tratos contra animais dessa sexta-feira, o delegado regional de Ubá, Diêgo Candian Alves, decidiu criar uma delegacia especializada em apurar crimes ambientais na região.
 
“Após o episódio de crueldade com o cavalo, diante do crescente índice de crimes ambientais em Ubá, decidi pela criação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente. Ela ficará responsável por investigar maus-tratos a animais, matadouros clandestinos, atividades de degradação do meio ambiente e crimes correlatos”, concluiu.

audima