O Procon de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, multou
a Copasa
em R$ 1 milhão por causa da falta d'água que é registrada na cidade desde a semana passada. A notificação da autuação foi confirmada nesta segunda-feira (13/9), e a empresa tem 30 dias para recorrer.
A falta d'água logo foi sentida, especialmente nos bairros mais altos, como o Morada do Sol e Limoeiro.
Na sexta-feira (10/9), a empresa já havia sido notificada a restabelecer o fornecimento e a responder ao Procon em até 24 horas, mas nenhuma das medidas foi cumprida.
Durante o fim de semana, fiscais do órgão de defesa do consumidor também verificaram que o problema continuava, e a água também faltava em outros bairros, como o Jardim Esperança e Chácaras Caiçaras.
"O valor da multa é proporcional aos lucros da empresa, baseando-se em relatório da Arsae de 2020", explicou o coordenador do órgão, Rafael Godinho.
Em nota encaminhada à reportagem, a Copasa afirma que a notificação da sexta-feira foi encaminhada fora do horário comercial, e que um posicionamento foi encaminhado ao órgão hoje. Sobre a multa, a empresa explica que a punição "é avaliada pelo departamento jurídico" da empresa.
Porém, a Copasa não informou exatamente quando o fornecimento de água foi retomado. A reportagem apurou que grande parte da cidade já voltou a ter água, mas bairros altos ainda enfrentam alguns problemas pontuais, por causa da pressão que ainda não está totalmente normalizada.