Jornal Estado de Minas

PREVISÃO DO TEMPO

Calor extremo pode bater recorde do ano e ultrapassar os 40°C em Minas

O clima de deserto deve permanecer em Minas nesta quarta (15/9) e os termômetros podem chegar aos 35°C em mais um dia de muito calor em Belo Horizonte. 

Com as altas temperaturas, a umidade do ar não passa dos 20% na capital, e pode chegar aos 12% em áreas isoladas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).





Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, a massa de ar quente e seco que está atuando em Minas desde o feriado prolongado de 7 de setembro está causando elevação nas temperaturas.

“A amplitude térmica em alta, que é quando há uma grande diferença entre a temperatura mínima e máxima, como por exemplo BH que está com amplitude de 15°C, contribui também para este calor extremo”, explica o meteorologista.

Nesta quarta (15/9) a capital mineira amanheceu com céu claro a parcialmente nublado, e registrou a menor temperatura durante a madrugada na estação automática da Pampulha, com 19,9°C. A maior tende a chegar aos 35°C no período da tarde.

A umidade do ar não ultrapassa os 20% em Minas. Em BH deve ficar em 20%, e no Norte e Noroeste pode chegar aos 12%, o que é considerado nível crítico pelos meteorologistas.

Os médicos recomendam seguir as seguintes recomendações, com este baixo nível de umidade:
 
 - Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista.





Entretanto, mesmo com os termômetros em elevação, no Sul, Triângulo e Zona da Mata, há possibilidade de ocorrer pancadas de chuvas até o fim do dia. 

“Esta chuva está prevista para ocorrer apenas nestas regiões por causa da intensificação das áreas de instabilidade no estado de São Paulo, onde estes municípios fazem divisa”, ressalta Claudemir.

Ainda de acordo com o Inmet, as temperaturas mínima e máxima do estado foram identificadas no Norte de Minas, com 9,2°C em Águas Vermelhas, e no município de Montalvânia a previsão é que chegue aos 40°C. 

A maior temperatura de Minas Gerais foi registrada nos municípios de São Romão e Montalvania. Com máxima de 40,1ºC, as cidades bateram o recorde do estado no dia 10 de setembro. 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra

audima