A mata próxima ao local conhecido como Morro da Usipa, em Ipatinga, no Vale do Aço, continua sendo destruída pelas chamas de um incêndio provocado nessa segunda-feira (13). Os trabalhos de combate serão retomados nesta quinta-feira.
LEIA TAMBÉM: Incêndio em mata ameaça casas e empresa de explosivos na Grande BH
LEIA TAMBÉM: Incêndio em mata ameaça casas e empresa de explosivos na Grande BH
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o local possui 350 hectares e, até o momento, cerca de 100 já foram queimados pelo fogo – o que equivale a cerca de 100 campos de futebol profissional. São terras de propriedade da siderúrgica Usiminas e também de área pública de Ipatinga e Coronel Fabriciano.
Leia Mais
Água mineral: vendedores comemoram vendas por causa do calorão em BHVeja a lista das cidades de Minas que já concluíram a vacinação de adultosIdoso é acusado de oferecer dinheiro por sexo a adolescente e é presoBombeiros controlam incêndio que ameaçava armazém de explosivos em SabaráGoverno de MG lança projeto para criar Agência Reguladora de TransportesNessa terça-feira, equipes da PMA tentaram resgatar os animais da mata, mas não foi possível porque eles estavam muito assustados. Segundo o tenente Moura, da Polícia Militar Ambiental, os animais se refugiaram no restante da mata que ficou preservada. Até então, nenhum foi encontrado morto.
Homem que provocou o incêndio é preso
Um homem de 42 anos foi preso, na segunda-feira, por ter provocado o incêndio. De acordo com informações dos militares, ele é catador de recicláveis e confessou ter colocado fogo em um fio para retirar o cobre. A situação fugiu do controle quando as chamas atingiram a vegetação do local. Durante a prisão, os militares apreenderam um isqueiro com o indivíduo.
“Ele será enquadrado no artº 41 da lei 9.605, que trata do crime de incêndios florestais. Ficou constatado que ele não tinha a intenção de colocar o fogo na mata, foi um acidente. Portanto, responderá na forma culposa. Ele assinou o TCO (Termo circunstanciado de ocorrência)”, explicou o tenente Moura.