A Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, começa nesta terça-feira (16/9) a aplicação da dose de reforço nos idosos da cidade. Recebem os imunizantes os idosos do Lar São Vicente de Paula, a partir das 15h.
Segundo a administração, a dose de reforço está inicialmente programada para os maiores de 60 anos de idade, que já receberam há mais de seis meses a 1ª e a 2ª aplicação da vacina contra a COVID-19.
Leia Mais
Vacinação avança e regional em Varginha registra menor ocupação de UTIVarginha adota termo de responsabilidade para quem recusar marca de vacinaCOVID-19: Varginha começa a vacinar lactantes e homens de 57 anosBH convoca pessoas de 54 e 53 anos para a 2ª dose da AstraZenecaBH registra maior nível de transmissão do coronavírus desde 19 de julho“Nesse momento, Varginha tem idosos que já completaram os seis meses da vacina Coronavac. A dose de reforço será a Pfizer”, informa a prefeitura.
Para que a campanha continue, o município aguarda que o Ministério da Saúde encaminhe novas doses para que elas sejam aplicadas em imunossuprimidos e pessoas com comorbidades.
O último grupo a ser imunizado na cidade do Sul de Minas foi o público de 18 anos ou mais, que recebeu o imunizante na quarta-feira (15/9).
Não há previsão para aplicação da 1ª dose nos adolescentes entre 12 a 17 anos na cidade ainda.
Em entrevista à reportagem, o superintendente do gabinete especial de combate à COVID-19 e médico infectologista, Luiz Carlos Coelho, explica que esse início da campanha da dose de reforço é muito importante para a saúde pública de Varginha.
“É muito importante para nós, técnicos da saúde pública, viabilizar para nossos idosos uma dose de reforço da vacina contra a COVID-19. Inicialmente elegemos os idosos asilados para início dessa fase da campanha, pela prioridade social e clínico-epidemiológica”, explica o superintendente.
Ele comenta que essa nova etapa causará um impacto extremamente positivo e que ao passo da imunização aumentando, é inegável que o impacto será satisfatório.
“Posteriormente, os demais idosos com elegibilidade, receberão o reforço em etapas por idade”, afirma o infectologista.
Varginha já aplicou mais de 137.281 vacinas em sua população, sendo 96.011 da 1ª dose e 38.655, com a segunda – a dose única da Janssen chegou a 2.615 pessoas.
Nota da Prefeitura de Varginha
“Comunicamos a todos que o faremos o início da aplicação da dose de reforço no Lar São Vicente de Paula às 15h.
A dose de reforço está inicialmente proposta para idosos maiores de 60 anos de idade que receberam há mais de seis meses as suas primeiras e segundas doses.
Nesse momento Varginha tem idosos que já completaram os seis meses da vacina CoronaVac. A dose de reforço será Pfizer.
Em Varginha além do Lar São Vicente de Paula, também existem outros asilos particulares para receberem as doses de reforço.
Posteriormente será aguardado que o Ministério da Saúde encaminhe quantitativos correspondentes aos idosos e imunossuprimidos que estão aptos a receber a dose de reforço”.