Municípios de diferentes regiões de Minas que já avançavam para a imunização de adolescentes sem comorbidades suspenderam as aplicações nesta quinta-feira (16/9) após
a orientação do Ministério da Saúde
. Algumas prefeituras decidiram suspender a vacinação imediatamente, enquanto outros mantiveram o plano inicial.
A nota informativa do Ministério da Saúde tem como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não recomenda a vacinação de adolescentes, embora estudos com a Pfizer tenham mostrado que esse imunizante é seguro para quem ainda não completou 18 anos.
O comunicado cita também que os benefícios para o público de 12 a 17 anos sem comorbidades ainda não estão claramente definidos.
Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura afirma que vacina apenas para adolescentes que tenham doenças crônicas, e que cumpre o que foi determinado pelo Ministério da Saúde.
Veja como outras cidades que já começaram a imunização no interior de Minas Gerais receberam a medida.
Vales do Jequitinhonha e Mucuri
A reportagem consultou a prefeitura de Teófilo Otoni para saber se a imunização para adolescentes já havia começado, mas ainda não recebeu resposta.
Bandeira
O município começou a imunizar adolescentes de 12 a 17 anos nesta quarta-feira (15/9), conforme determinava anteriormente o Ministério da Saúde. Porém, a administração ainda não informou como vai proceder após a mudança nas regras.
Bertópolis
A cidade anunciou no final da tarde desta quinta-feira (16/9) que vai manter a vacinação apenas para adolescentes que têm doenças crônicas, como prevê o Ministério da Saúde.
Itaobim
A vacinação acontecia para jovens de 16 e 17 anos, mas a prefeitura não informou, até o fechamento desta reportagem, se vai seguir ou não a recomendação de imunizar apenas pessoas com deficiências.
Franciscópolis
A cidade já havia paralisado a imunização por falta de doses. O município, de 5 mil habitantes, abriu a vacinação apenas para adolescentes com doenças crônicas, seguindo o que foi determinado pelo Ministério, e deve continuar a vacinação quando novas remessas de imunizantes forem encaminhados.
Nanuque
A prefeitura publicou nas redes sociais o aviso diário de vacinação contando que todos os adolescentes de 12 a 17 anos poderiam procurar normalmente o drive thru que é disponibilizado. O
Estado de Minas
questionou a administração se vai manter o plano, e aguarda a resposta.
Salto da Divisa
O município de 7 mil habitantes começou a imunizar adolescentes de 12 a 17 anos. A campanha foi totalmente paralisada, segundo a prefeitura, e só voltará quando houver uma nova determinação do Ministério da Saúde.
Noroeste de Minas
Poucas cidades já haviam começado a campanha de imunização para adolescentes, mesmo após a possibilidade disso acontecer desde esta quarta-feira.
Além de consultar os municípios que já tinham iniciado a campanha, o
Estado de Minas
também procurou a prefeitura de Unaí, que afirmou que ainda não havia começado a vacinar os adolescentes. A campanha seria estendida, em princípio, na semana que vem. Mas, agora, a secretaria municipal de Saúde aguarda novo posicionamento do Ministério sobre a questão.
Vazante
A cidade de 20 mil habitantes, que estava vacinando todos os adolescentes entre 12 e 17 anos desde o começo da semana, mesmo aqueles sem doenças crônicas, paralisou a aplicação no começo da tarde desta quinta-feira (16/9). "Por ora, a aplicação está suspensa até que haja um novo parecer do Ministério da Saúde".
Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Campo Florido
A prefeitura havia aberto um cadastro para saber quantos garotos e garotas estariam aptos a tomar a vacina contra COVID-19, e, em um primeiro momento, abriria a vacinação nesta quarta-feira (15/9). Porém, não houve nenhuma notificação oficial de que a imunização começou, de fato. O cadastro segue ativo.
Pirajuba
O município ainda não havia determinado o dia de início da vacinação dos jovens, mas também está com um formulário para saber quantas pessoas podem tomar a vacina, caso a determinação seja revertida.
Ipiaçu
A vacinação para adolescentes começou nesta quarta-feira (15/9) para adolescentes entre 12 e 17 anos com doenças crônicas, mas, até o fechamento desta reportagem, a prefeitura não respondeu aos questionamentos sobre a decisão do Ministério da Saúde.
Patos de Minas
A prefeitura informou que, apesar de ainda não ter começado a vacinação propriamente dita, vai seguir o recomendado pelo Ministério da Saúde. Porém, o cadastro para saber quantas doses seriam distribuídas (ou que podem ser entregues caso a determinação mude) continua aberto, mesmo após a determinação do Ministério da Saúde.