Jornal Estado de Minas

VIA EXPRESSA À JOÃO CÉSAR

Complexo Beatriz fica pronto até dezembro, diz prefeitura de Contagem


 
Complexo Viário Beatriz, hoje um dos maiores gargalos do trânsito de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve ver uma parte da solução até dezembro, segundo a prefeitura. É quando a obra de um novo viaduto e novas faixas de circulação de carros devem ser entregues.




 
Cerca de 80 mil veículos passam todos os dias no trecho, que liga a Via Expressa à Avenida João César de Oliveira. Um deles é do motorista por aplicativo Roberto Mendonça, 42. "É sempre uma chateação passar por aqui nos horários de grande movimento. Dependendo do dia, perco até 10 minutos. O passageiro também fica incomodado com isso", conta.
 
Aos poucos, o novo viaduto que deve ampliar em duas faixas o sentido Sede-Eldorado e três do lado oposto (Eldorado-Sede), vai ganhando forma. O subsecretário de Obras, Jaci Cota Teixeira, explica que agora são colocadas estruturas metálicas em formas, para que as novas vigas de concreto segurem a estrutura. 
 
"Tudo está dentro do cronograma que esperávamos desde que a obra foi retomada, em fevereiro. Mantemos a expectativa para inauguração em dezembro", estima.
 
Além do complexo em si, a Avenida Carmélia Dutra será reconfigurada para acesso ao bairro Beatriz. A Rua José Pedro de Oliveira, que liga o bairro à João César de Oliveira, terá duplo sentido após a finalização da obra.




 
O custo da obra é de R$ 15,5 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
Apesar de fazer parte do Corredor Norte-Sul, que deve ser um dos pilares do novo sistema de mobilidade urbana de Contagem, a obra não tem relação com a paralisação dos trabalhos na continuação da Avenida João César de Oliveira.
 
O Estado de Minas contou há um mês que a empresa que foi contratada para fazer o corredor de ônibus rápido (BRT, na sigla em inglês) e construção das estações de parada decidiu abandonar a obra, e que a segunda colocada será chamada assim que as faixas da avenida forem liberadas novamente para os carros, provisoriamente.