Na madrugada desta sexta-feira (17/9) o calor extremo deu um refresco para os mineiros. E pontos mais altos de Belo Horizonte, também em função de rajadas de vento de quase 60 km/h, as temperaturas tiveram uma pequena queda e a umidade do ar sofreu uma ligeira elevação, alcançando os 30% em algumas regiões.
De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, a sensação de frescor da madrugada e o aumento da umidade do ar foi causada por um vento forte que veio do oceano, sendo mais úmido e frio.
Nesta sexta (17/9), a estação meteorológica do Cercadinho, em BH, registrou a menor temperatura com 15,8°C e rajadas de vento alcançando os 57,9 km/h. Já a máxima deve ter uma queda e não passa dos 29°C no período da tarde. Porém no domingo (19/9), os termômetros voltam a subir e a capital pode chegar aos 33°C.
Ainda há possibilidade de pancadas de chuvas no Sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes.
O céu fica parcialmente nublado em BH, Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha. Nas outras áreas o sol aparece entre nuvens.
O Inmet identificou também que a temperatura mínima no estado foi registrada no Norte de Minas, com 12,6°C em Águas Vermelhas. A máxima também está prevista para a mesma região: 37°C em Motalvânia.
*
Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira