Após receber o comunicado do Ministério da Saúde autorizando a vacinação contra a COVID-19 apenas em adolescentes com comorbidades, o Governo de Minas consultou órgãos responsáveis e decidiu que todas as faixas etárias e grupos vão receber as doses da vacina. Belo Horizonte também seguirá a mema linha.
Leia Mais
Pediatra sobre suspensão da vacinação de adolescentes: 'Sem fundamento'Minas tem mais de 86% da população vacinada com pelo menos a primeira dose coronavirusmgCOVID-19: Minas registra 5 mortes e 715 casos no período de 24 horasCarlos Starling: 'Aglomerações típicas da folia, se fizermos, volta tudo'BH vacina pessoas de 54 anos com a 2ª dose de AstraZeneca neste sábado (18)Piso salarial de professores no Brasil é o mais baixo entre 40 paísesVacina da Moderna supera a da Pfizer, diz nova pesquisa nos EUACOVID-19 no Brasil: número de casos e mortes tem maior queda em 2021Ministério da Saúde lança plano nacional de testagem em massa para COVID-19 Lei de racionamento não surte efeito e torneiras podem 'secar' em UberabaFalso policial civil é preso por vender CNH na zona rural de IpanemaANVISA NÃO INDICA RESTRIÇÕES
“O que depende agora é o envio de mais vacinas para iniciar a imunização deste grupo”, completa o secretário.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou mais detalhes desta decisão, veja:
A (SES-MG) esclarece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou nesta quinta-feira (16/9) que a vacina da Pfizer contra a COVID-19 é segura para os adolescentes de 12 a 17 anos.
Diante disso, permanecem em vigor as orientações previstas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.508, de 3 de setembro de 2021, que aprova o uso do imunizante da Pfizer para vacinação contra covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para dose de reforço no Estado de Minas Gerais.
É importante ressaltar que a vacinação contra a COVID-19 e avanço para esta etapa da campanha depende da disponibilidade de doses da vacina por parte do governo federal.
Além disso, o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, informou que a capital seguirá com a vacinação deste grupo: “a nota da Anvisa é muito clara dizendo que não há contraindicação para vacinar adolescentes sem comorbidades. Se houver disponibilidade de vacinas, eles serão vacinados sem dúvida alguma”, afirma.
Jackson explica: “ a nossa ideia é imunizar pessoas ainda mais jovens, porque sabemos que vacinar este público é extremamente importante para poder controlar a transmissão, pois também circulam pela cidade, e são pessoas importantes a serem vacinadas”.
“Este público será vacinado assim que houver disponibilidade de mais vacinas”, completa o Secretário Municipal.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.