Cerca de 200 pessoas participaram de uma manifestação em frente à Copasa, na manhã desta sexta-feira (17/9), em Ribeirão das Neves. De acordo com os organizadores, as reivindicações giram em torno da falta de água há mais de duas semanas. Eles também protestam contra a baixa qualidade dos serviços prestados e cobranças abusivas da empresa.
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A assessoria informou que vários bairros do município estão sem água há mais de 15 dias. De acordo com a Copasa, o desabastecimento se deve à grande quantidade de redes clandestinas. Porém, a justificativa foi apresentada em conversa informal.
Ainda conforme a assessoria da Câmara, os moradores têm buscado resposta da empresa e a mesma não tem prestado atendimento para os clientes. Vários vereadores da casa legislativa já protocolaram ofícios na empresa, buscando respostas sobre a falta de água, mas nenhum dos ofícios foram respondidos.
Os moradores e vereadores de Ribeirão das Neves ainda aguardam retorno da empresa.
A reportagem entrou em contato com a Copasa, que respondeu em nota:
A Copasa informa que hoje (17/09) a situação do abastecimento se mantém adequada para o período. Atualmente, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o volume armazenado nos reservatórios está em torno de 72%, o que garante a estabilidade no fornecimento de água. Hoje (17), o nível das represas que compõem o Sistema Paraopeba, são: Rio Manso (72,8), Serra Azul (76,3) e Vargem das Flores (60,9%).
Diariamente, a Companhia monitora seus reservatórios e as cidades do interior. Esse monitoramento pode ser acompanhado no: www.copasa.com.br.
Até o momento, não há previsão de racionamento na RMBH. No interior do Estado, somente o distrito de Bom Jesus de Cardosos, em Urucânia e a cidade de Bugre, estão em racionamento.
A Copasa informa ainda, que os desabastecimentos pontuais em algumas regiões, como está ocorrendo em algumas cidades da RMBH, são necessários para possibilitar a execução de alguma manutenção corretiva ou preventiva, corriqueiras pela empresa e necessárias para garantir o funcionamento do sistema.
Além disso, o aumento de consumo, devido às altas temperaturas registradas nos últimos dias e a grande incidência de fraudes e ligações clandestinas, são fatores que provocam intermitência do fornecimento de água e o desequilíbrio do sistema de distribuição.
Portanto, no momento, há reflexos em alguns bairros dessas cidades, principalmente nos imóveis localizados nas regiões mais elevadas e distantes. Tais situações estão sob análise para promover novas manobras e manter o abastecimento.
Na região do bairro Veneza, as obras para regularizar o fornecimento da água, incluindo a implantação de um novo sistema de bombeamento para as partes altas, serão iniciadas no dia 20/09.
Em relação às tarifas, a Copasa informa que as tarifas praticadas pela empresa, são definidas pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsar-MG).
Além do trabalho técnico/operacional, a Copasa sempre pede à população que use a água de forma racional. A empresa mantém campanhas contra o desperdício durante todo o ano. Em todas as entrevistas, os gestores da Companhia também destacam a importância de economizar água.
Atitudes simples podem garantir que a população mineira passe esse período em situação melhor que outros estados. Confira como você pode contribuir para que a água, nosso bem mais precioso, continue chegando à casa de todas as pessoas com qualidade e em quantidade suficiente:
1 - Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
2 – Abra a torneira apenas na hora de enxaguar;
3 - Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e vassoura para limpar a calçada;
4 - Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana;
5 - E preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água!
Para agilizar o atendimento às demandas pontuais, os clientes devem registrar a ocorrência nos canais de relacionamento da empresa: www.copasa.com.br; aplicativo: Copasa Digital; WhatsApp Copasa: (31) 9 9770-7000 ou telefone: 115, gratuitamente, 24 horas por dia, para que técnicos sejam enviados ao local para verificação
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.