A onda de calor deu uma trégua para os belo-horizontinos. Na capital mineira, a temperatura máxima foi de 29,1ºC nesta sexta-feira (17/9). O registro foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação da Pampulha.
Em outros pontos da cidade, a temperatura foi ainda menor. Na estação de Cercadinho, a máxima registrada foi de 27,6ºC, enquanto em Santo Agostinho, 27,7ºC. Esta foi a primeira vez, desde 3 de setembro, que a máxima esteve abaixo dos 30ºC.
“A queda nas temperaturas nos últimos dias se deve ao ar mais frio e mais úmido que sopra do mar em direção ao continente, assim o forte calor que foi observado nos últimos dias teve uma trégua”, explica o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo. A umidade mínima do ar na capital foi de 34%.
Em Minas Gerais, a maior temperatura foi de 36,8ºC, em Campina Verde no Triângulo Mineiro. Já a menor, em Águas Vermelhas, Norte do estado, onde os termômetros chegaram a 12,6ºC.
Maiores temperaturas do ano foram registradas em setembro
Seguno do Inmet, a onda de calor que perdura nas últimas semanas resultou nas três maiores temperaturas do ano. Registradas em um curto período, o mês de setembro foi considerado o mais quente do ano.
O dia mais quente de 2021, em Belo Horizonte, foi registrado nesta quarta-feira (15/9), com 36,2ºC.
Calor nos últimos anos
Em 2020, as maiores temperaturas da capital mineira foram registradas em outubro. O dia mais quente do ano, ainda de acordo com o Inmet, foi registrado no dia 7 do respecivo mês, quando os termômetros chegaram a 38,4ºC. A data também foi considerada a mais quente dos ultimos 105 anos em Belo Horizonte.
Já em 2019, 36,4ºC foi registrado no dia mais quente do ano. A temperatura foi registrada no dia 13 de setembro, na estação da Pampulha.
Já em 2019, 36,4ºC foi registrado no dia mais quente do ano. A temperatura foi registrada no dia 13 de setembro, na estação da Pampulha.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.