A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aplicou segunda dose para pessoas de 54 anos, vacinadas com a AstraZeneca neste sábado (18/9). Só tomam o imunizante hoje aqueles cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 25 de setembro.
Leia Mais
AstraZeneca e Pfizer: Minas distribui mais 714 mil vacinas contra COVID-19Pela primeira vez na pandemia, Risoleta Neves está sem pacientes com COVIDNeves vacina público acima de 70 anos com 3° dose contra COVID sábado (18)Minas registra 52 mortes e 2.406 casos de COVID em 24 horascoronavirusmgCOVID-19: Brasil tem 21,2 milhões de casos e 590,5 mil mortesBrasil tem 37,53% da população totalmente vacinada contra o coronavírusBelo-horizontinos espantam calor em cachoeiras e baresA advogada Ana Maria de Melo Pinheiro compartilhou da mesma emoção ao sair do posto de saúde Centro Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no fim desta manhã. ''Estou feliz da vida. É uma sensação de tranquilidade mas com certeza vou continuar com os cuidados'', afirmou. Ela ainda agradeceu e elogiou os profissionais de saúde que a atenderam no posto.
Parte das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco e até mesmo Minas Gerais estavam sem o imunizante para aplicar a segunda dose. Isso porque a Fiocruz informou um atraso na entrega do componente utilizado para a produção dos imunizantes, chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que vem da China, que complicou toda a logística de entrega ao Ministério da Saúde, e, por consequência, aos estados e municípios. Mas, em Belo Horizonte, não faltou imunizante para a faixa etária.
O consultor de negócios internacionais Leonardo Ávila contou que estava contando os dias para a 2ª dose. ''A prefeitura demorou a soltar e, pelo cartão de vacinas, a imunização ocorreria na sexta. Então, fiquei um pouco preocupado. Mas, agora, superaliviado. A AstraZeneca é uma vacina com ótima cobertura. Agora, vou continuar me cuidado, usando máscara, porque a pandemia não acabou'', relatou.
Veja o cronograma para os próximos dias
- Dia 19, domingo: não haverá vacinação;
- Dia 20, segunda-feira: segunda dose para pessoas de 53 anos, vacinadas com a AstraZeneca. Só poderão tomar a segunda dose no dia 20 as pessoas de 53 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 27 de setembro.
Horário e local
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação.
Segundo a pasta, caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.