Um incêndio, que mesmo depois de arder por dois dias, não foi comunicado ao Corpo de Bombeiros, está queimando a Serra de Capanema, próximo a Ouro Preto, e vem assustando os moradores do distrito de São Bartolomeu um dia depois da localidade ser confirmada pela ONU no concurso de “Melhores Vilas Turísticas do mundo”.
Leia Mais
Mobilização de moradores controla incêndio próximo à casas em Ouro PretoSerra do Cipó, BH e Ouro Preto: incêndios continuam ativos em MinasOuro Preto: Incêndio no Parque Estadual do Itacolomi ganha grandes proporçõesEntidades se unem e incentivam denúncias contra incendiários de florestasItajubá inicia vacinação de adolescentes sem comorbidades nesta terça-feiraDe São Bartolomeu se pode ver as chamas de longe. Segundo um brigadista, a preocupação aumenta porque está ventando muito na região, o que pode fazer com que o incêndio chegue a São Bartolomeu.
Por ser uma reserva florestal estadual, quem teria de cuidar e tomar providências seria a Secretaria Estadual do Meio-Ambiente, que questionada pela reportagem do Estado de Minas, respondeu: “Atendemos os incêndios ocorridos em áreas de conservação estaduais. O incêndio está em alguma UC? Se não, peço que apure junto aos bombeiros.”
Vídeo enviado por moradores da região
Nesta segunda-feira, apenas 13 brigadistas passaram a atuar contra o incêndio, sendo nove funcionários da Unidade de Conservação e outros quatro brigadistas do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
A expectativa dos moradores, segundo disseram, é que a partir desta terça-feira o Corpo de Bombeiros seja acionado para esse combate, para a preservação da natureza.