Jornal Estado de Minas

MINAS GERAIS

Incêndio ameaça reserva florestal e distrito indicado a prêmio da ONU

Um incêndio, que mesmo depois de arder por dois dias, não foi comunicado ao Corpo de Bombeiros, está queimando a Serra de Capanema, próximo a Ouro Preto, e vem assustando os moradores do distrito de São Bartolomeu um dia depois da localidade ser confirmada pela ONU no concurso de “Melhores Vilas Turísticas do mundo”.





 

Segundo moradores, o fogo na Serra do Capanema está entre duas reservas naturais, a Floresta Uaimii e o Parque Florestal do Gandarela, e já teria invadido parte da Floresta Uaimii.

De São Bartolomeu se pode ver as chamas de longe. Segundo um brigadista, a preocupação aumenta porque está ventando muito na região, o que pode fazer com que o incêndio chegue a São Bartolomeu.


Por ser uma reserva florestal estadual, quem teria de cuidar e tomar providências seria a Secretaria Estadual do Meio-Ambiente, que questionada pela reportagem do Estado de Minas, respondeu: “Atendemos os incêndios ocorridos em áreas de conservação estaduais. O incêndio está em alguma UC? Se não, peço que apure junto aos bombeiros.”


Vídeo enviado por moradores da região


Nesta segunda-feira, apenas 13 brigadistas passaram a atuar contra o incêndio, sendo nove funcionários da Unidade de Conservação e outros quatro brigadistas do Parque Nacional da Serra do Gandarela.


A expectativa dos moradores, segundo disseram, é que a partir desta terça-feira o Corpo de Bombeiros seja acionado para esse combate, para a preservação da natureza.


 





audima