O índice de transmissão da COVID-19 em Belo Horizonte voltou a crescer, segundo dados divulgados nesta terça-feira (21/09) pela Prefeitura de Belo Horizonte. Nessa segunda-feira (20), o número médio de transmissão por infectado (chamado de fator RT) tinha caído depois de cinco boletins seguidos, mas o dado voltou a ter um aumento.
A subida, no entanto, é de somente 0,1: o índice passou de 1,07 para 1,08. O indicador segue no nível intermediário de alerta. O boletim emitido pela Prefeitura de BH nesta terça também informa queda na ocupação de leitos de UTI COVID-19 e aumento na ocupação de leitos de enfermaria COVID-19.
A ocupação dos leitos de UTI COVID passaram de 49,2% para 46,8%, enquanto nos leitos de enfermaria foi de 27,3% para 28,8%. Ambos seguem em fase de controle - o nível intermediário de alerta se dá quando é registrado 50% ou mais.
Assim como nessa segunda, a capital mineira não conseguiu contabilizar novos casos confirmados de COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde informou que está em processo contínuo de correção e validação da base de dados para solucionar os problemas que vêm ocorrendo com a exportação após mudanças no servidor do Ministério da Saúde.
Apesar disso, consta no boletim desta terça o total de 281.343 registros de COVID-19 na cidade, 2.943 a mais do que o último documento da prefeitura belo-horizontina. Já as mortes por conta do coronavírus subiram para 6.670, com nove a mais do que o último registro.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.