Nesta quarta-feira (22/9), Araxá inicia a imunização da 1ª dose da vacina contra a COVID-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiência permanente grave, e a aplicação da 3ª dose (de reforço) para idosos em instituições de longa permanência.
O início da vacinação dos novos grupos acontece uma semana após o município do Alto Paranaíba concluir o chamamento de pessoas maiores de 18 anos.
Leia Mais
coronavirusmgPatrocínio libera limite de 75% de ocupação para atividades coletivasJovem de 22 anos é encontrada morta perto de condomínio em MinasAraxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembroBH tem quase metade dos adultos com esquema vacinal completoCOVID-19: BH aplica dose de reforço em idosos de 78 anos nesta quarta (22)Para os adolescentes, que deverão estar acompanhados dos pais, a imunização acontece no SESC (Rua Doutor Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha), das 8h às 16h.
Serão exigidos a cópia dos documentos CPF, RG e comprovante de residência; a apresentação dos cartões de vacina do SUS (se tiver), e uma declaração legível de um médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica.
Quem possuir o Benefício de Prestação Continuada (BPC) deve levar o comprovante. Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de preferência (na rede pública ou privada).
A lista completa com todas as comorbidades contempladas pela campanha pode ser acessada no site Araxá Vacina.
3ª dose a idosos
Amanhã e quinta-feira, o município também aplica a dose de reforço (3ª dose) para idosos a partir de 80 anos que estão em instituições de longa permanência (ILPI).
A imunização será para quem recebeu 2ª dose da vacina até o dia 25 dia de março – intervalo de seis meses entre as aplicações.
Repescagem
Na cidade, a vacinação da 1ª dose para os demais grupos (pessoas a partir de 18 anos) e a 2º dose de acordo com o cartão de vacina, ou dose em atraso, segue exclusivamente na Unisa (Travessa Piauí, 35, São Geraldo), das 8h às 16h.
Nestes casos, os documentos necessários são o xerox do CPF, RG, comprovante de residência, cartão de vacina e do SUS (se tiver).
A unidade de Saúde é destinada ainda para 1ª imunização de gestantes, puérperas e lactantes, que deverão apresentar o cartão pré-natal ou a certidão de nascimento do bebê, além da cópia dos documentos pessoais.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.