Praticamente metade da população adulta de Belo Horizonte está totalmente imunizada contra a COVID-19. Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado nesta quarta-feira (22/9), 49,8% dos maiores de 18 receberam duas doses de vacina ou a dose única.
Ainda segundo o boletim, ao menos 82,4% dos habitantes foram inoculados com a primeira dose. Já a terceira dose, de reforço, foi aplicada em 19.951 idosos entre 77 e 86 anos.
Indicadores
A taxa média de transmissão do vírus (RT) na capital mineira sofreu ligeira queda desde o balanço anterior, mas permanece no nível de alerta. Passou de 1,08 para 1,07. Isso significa que cada 100 infectados contaminam outras 107 pessoas. O RT desejável é sempre menor que 1.
Desde o início da pandemia, a cidade registra 6.672 óbitos pelo novo coronavírus. Os casos confirmados da doença somam 281.343. Os recuperados são 272.430, enquanto 2.243 pacientes pemanecem em acompanhamento.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.