Duas regiões de Minas Gerais não têm cidades que alcançaram 100% da distribuição da primeira dose da vacina contra COVID-19 para a população acima de 18 anos. Vale do Jequitinhonha e o Norte apresentam números que preocupam médicos e infectologistas, já que a imunização, ainda que parcial, pode ajudar a tornar os casos menos graves, ou reduzir o contágio.
Os dados foram obtidos pelo Estado de Minas, com base na divulgação feita pelo governo de Minas Gerais no Vacinômetro. A data em que os números foram consultados foi 20 de setembro.
Leia Mais
Bombeiros continuam trabalho incansável para controlar incêndios em MinasArcebispo confirma instalação do primeiro santuário do Norte de MinasMG: Paracatu decreta estado de calamidade pública por crise hídricacoronavirusmgNorte de Minas terá primeiro santuário reconhecido pela Igreja CatólicaNa Região Norte, os números são um pouco mais animadores. O município que mais vacinou é Lassance, com 97,01% dos adultos maiores de 18 anos imunizados com a primeira dose. Depois, vem Santa Cruz de Salinas (96,66%) e Berizal (94,84%).
O infectologista José dos Reis Canela, que foi reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, afirma que as regiões, que são menos desenvolvidas economicamente e têm dificuldades em atender itens básicos, como saneamento e até locomoção, precisam receber maior atenção por parte do poder público.
"Imaginávamos isso, mas os números sempre nos surpreendem. As prefeituras precisam pensar em uma forma alternativa para garantir a vacinação. Seja com a busca ativa ou levando os moradores até os pontos de vacinação", aponta.
O presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, considera que os números estão abaixo do esperado para a campanha de vacinação, que começou há nove meses. "É importante que a população receba ao menos a primeira dose, que já pode evitar uma forma mais grave da COVID-19 e reduzir a possibilidade de circulação do vírus", acredita.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.