O secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, garantiu nesta quinta-feira (23/9) que Minas Gerais tem vacinas disponíveis para vacinar todos os adultos a partir de 18 anos. A afirmação foi feita durante coletiva na Cidade Administrativa.
Leia Mais
Em 24 horas, Minas Gerais registrou 50 mortes por COVID-19Homem de 35 anos é preso em Minas por tomar terceira dose contra COVID-19BH tem quase metade dos adultos com esquema vacinal completocoronavirusmgItaúna inicia vacinação de adolescentes e terceira dose de idososUberlândia usará R$ 12mi vindos de acordo com a Vale em obras locaisPresos de Congonhas trabalharão fazendo tijolos para ter pena reduzida"Ainda temos doses disponíveis. Todo adulto teve a oportunidade de se vacinar. Caso algum município não tenha, o Estado conta com vacinas. Não falta vacina para adulto”, afirmou Baccheretti, que evitou apontar previsão para completar o esquema vacinal.
Vários municípios do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas ainda estão com a vacinação atrasada, mas o secretário garantiu que as unidades regionais contam com doses suficientes.
"Tem parte da população que vacinou em outro estado, mudou ou que não quis se vacinar. É questão de tempo. A população adulta já tem dose disponível”, explicou o secretário.
"Há um problema na logística de dados. Realmente, o Jequitinhonha está pior ao vermos os dados, mas quando chegamos lá vemos que não é assim. É mais um problema de dados do que real", completou.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas já aplicou a primeira dose em 93,34% da população adulta, enquanto 47,06% tomou a segunda dose.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.