O governo de Minas Gerais vacinará todas as crianças abaixo de 12 anos depois que a imunização dos adolescentes for concluída. O estado, porém, depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a aplicação das doses no público infantil.
Leia Mais
COVID-19: garoto se veste de foguete para mandar a COVID-19 para o espaçoItaúna inicia vacinação de adolescentes e terceira dose de idososJovens de 19 anos recebem a 2ª dose da CoronaVac, nesta quinta (23), em BHcoronavirusmgPouso Alegre inicia vacinação de adolescentes com comorbidades neste sábadoBH aplica segunda dose da vacina para jovens de 18 anos neste sábado (24/9)Diagnóstico de COVID-19 entre jovens soa alertaColégio católico mineiro perde na Justiça e terá que ressarcir paisCaminhoneiro ganha direito a indenização por tragédia em BrumadinhoFogo atinge rede elétrica e fere dois brigadistas no Rola MoçaCom doses remanejadas, Betim avança na vacinação de adolescentes de 15 anosTaxa positiva de COVID em adolescentes preocupa especialistas"Temos uma expectativa dessa aprovação para vacinarmos as crianças. Outros países já iniciaram o processo. Caso a Anvisa aprove tecnicamente que a vacina é segura e o Ministério da Saúde a inclua dentro do Plano Nacional de Imunizações (PNI), imediatamente o estado vacinará as crianças. É uma expectativa de Minas e de outros estados que esse grupo seja incluído no PNI”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
O governo não divulgou calendário para a imunização, mas público infantil poderá ser vacinado a partir da segunda quinzena de outubro
A vacinação de todos os mineiros, independentemente da idade, é uma estratégia do governo estadual para frear o contágio pelas variantes do coronavírus, que já avançam pelo estado em condições preocupantes. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, existem 415 casos da variante Delta em Minas, distribuídas em 109 cidades.
As regiões que mais preocupam são as que ficam próxima ao estado do Rio de Janeiro, além da Central e da microrregião de Unaí.
O estado também garantiu que a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço dos idosos acima de 70 anos será concluída até a primeira quinzena de outubro. Para adolescentes, a vacina mais indicada é Pfizer.
Até agora, Minas vacinou mais de 23 milhões de pessoas com a primeira dose – 93,34% da população adulta –, enquanto 47,06% tomaram a segunda dose.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.