Uberaba vive boas expectativas para outubro. A poucos dias do fim do mês de setembro, na medição semanal de sua taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID, divulgada na noite desta quinta-feira (23/9), o município registrou 28% (rede pública) e 34% (rede privada) de uso dos espaços. No início do mês, a média destes indicadores estavam em torno de 50%.
Além da queda nestas internações, as mortes causadas pela COVID-19 em setembro também diminuíram consideravelmente.
Desde o início da pandemia, foram registrados na cidade 41.345 casos positivos da doença, sendo que destes, 1.313 pessoas morreram.
Neste momento, há 1.247 casos ativos no município.
Nesta sexta-feira (24/9) em Uberaba são vacinados com a 1ª dose os jovens com 16 anos ou mais, sem comorbidades, e também com a 3ª dose os idosos com 80 anos ou mais.
Além de Uberaba, estão sendo distribuídas doses da vacina referente à uma nova remessa (51ª) para 26 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde Triângulo Sul.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, o estoque encaminhado para esta região tem 34.698 doses da Pfizer, 7.720 unidades da CoronaVac e 12.360 da AstraZeneca.
Expectativa de novas aberturas
Um novo decreto da Prefeitura de Uberaba, voltado para o enfrentamento à COVID deverá ser publicado na noite desta sexta-feira, com expectativa de novas aberturas. Nesta quarta-feira (22/9), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, se reuniu, com integrantes do setor de eventos para dialogar sobre as demandas para a ampliação das atividades festivas na cidade.
Entre as solicitações do grupo estava o aumento do número de pessoas presentes nos eventos corporativos, formaturas e de bilheterias, de forma progressiva.
Além disso, a prefeita recebeu o pedido para que espaços de festas e salões funcionem com lotação de 50% de público. Atualmente, é permitida a realização de festas com até 250 pessoas por evento, respeitando as regras de distanciamento e uso obrigatório de equipamentos como máscaras e álcool em gel.
Bares e restaurantes de Uberaba voltaram a funcionar sem restrição de horário
Segundo o atual decreto COVID de Uberaba, bares, restaurantes, lanchonetes, disque-bebidas, praças de alimentação e similares da cidade estão liberados para funcionar sem restrição de horário.
Nestes locais, as mesas agora podem receber até oito pessoas (antes eram seis) e, para os estabelecimentos que oferecem a música ao vivo, não há mais obrigatoriedade da proteção acrílica em frente aos músicos, apesar de recomendada.
A liberação total de dias e horários do novo decreto também contempla os eventos corporativos, festivos, sociais, familiares, leilões presenciais e similares.
Além disso, a utilização de piscinas para fins recreativos volta a ser permitida em Uberaba. Porém, continua proibido o uso de saunas.
Além disso, a utilização de piscinas para fins recreativos volta a ser permitida em Uberaba. Porém, continua proibido o uso de saunas.