A Prefeitura de Divinópolis voltou atrás e passou a exigir, a partir desta sexta-feira (24/9), cadastro para a aplicação da dose de reforço, também chamada de 3ª dose, da vacina contra a COVID-19 em idosos com 70 anos ou mais. Ele havia sido suspenso no início desta semana.
A decisão foi tomada após algumas pessoas não respeitarem o prazo mínimo de 180 dias de recebimento da segunda dose e gerar tumulto e confusão em um dos pontos de vacinação nesta sexta.
Leia Mais
Divinópolis se despede do inverno com recorde de calorDivinópolis começará a aplicar dose reforço nesta quarta-feira (22/9)Divinópolis contraria ministério e retoma vacinação de adolescentesIdosos dançam ao ar livre pelas ruas de BH após meses de isolamentoCOVID-19: Minas registra 2.736 casos e 72 mortes em 24hPelo menos 100 pessoas foram retiradas da fila por não atenderem os critérios. O principal deles é ter recebido a segunda dose até 27 de março deste ano. Ao todo, 73 estavam aptos e foram imunizados.
“Lamentavelmente, houve familiar que recorreu à Polícia Militar, com o objetivo de fazer Boletim de Ocorrência, alegando que o idoso teria direito a tomar a dose de reforço, mesmo o idoso não estando apto”, informou a prefeitura.
Embora tenha sido liberado o cadastro para quem tem 70 anos, a imunização deste público, com a primeira dose, começou em abril. Ninguém que tenha sido imunizado no município pode, por enquanto, receber a dose reforço, já que não tem intervalo mínimo de 180 dias.
Ao ser questionada a razão pela abertura do cadastro, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que houve pessoas de Divinópolis que foram vacinadas em outras cidades e, portanto, podem estar aptas a receber a terceira dose.
Os critérios, segundo a nota enviada pela prefeitura, são definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Para evitar novos contratempos, para receber a terceira dose será necessário se cadastrar pelos telefones (37) 3229-6870 e (37) 99105- 0016. A partir do cadastro será analisado e verificado se o idoso atende as exigências.
Fila e espera
O tumulto gerou fila e espera. Incialmente, 737 pessoas estavam cadastradas para vacinar no drive-thru hoje. Entretanto, mais de mil foram imunizadas.
Além dos idosos que não estavam aptos, o ponto também foi procurado por quem estava com a segunda dose atrasada. Este público também não precisa de cadastro.
Mesmo com atraso, a prefeitura tentou amenizar e disse que a estrutura tem capacidade para atender até 1,2 mil pessoas por dia.
Quem estiver com a segunda dose atrasada devem procurar um drive-thru sem necessidade de agendamento, mas serão atendidas após às 15h. A medida tem como objetivo não gerar aglomeração.
“Antes de se dirigirem aos pontos de vacinação, se informem e, se possível, leiam na íntegra todas as regras que se aplicam a cada grupo prioritário, a não obediência das regras impossibilita a vacinação”, alertou.
Divinópolis recebeu até esta quinta-feira (23/9) 315.383 doses de vacinas contra a COVID-19. No total, foram aplicadas 271.451 doses, sendo 172.012 referentes a primeira, 92.872 da segunda e 6.073 doses única.
*Amanda Quintiliano especial para o EM