Os jovens com 18 anos de idade, moradores de Belo Horizonte, tomaram a segunda dose da vacina Coronavac contra a COVID-19, na manhã deste sábado (25/9). Os postos de saúde relacionados pela prefeitura para atendimento a esse público funcionam até as 14h. Já os drive-thru encerram os trabalhos às 14h30.
Leia Mais
Pandemia: cai número de doadores e fila do transplante em MG passa de 5 milBH tem novo recuo no contágioCOVID-19: Minas registra 2.736 casos e 72 mortes em 24hDesde cedo os postos de vacinação começaram a receber os jovens que precisaram apresentar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF. No drive-thru do Corpo de Bombeiros, no Bairro Cruzeiro, Região Centro-Sul de BH, não houve filas e a vacinação foi tranquila.
"Alivados", foi a palavra mais ouvida entre os adolescentes que receberam o imunizante. Mas a consciência da necessidade de manter as medidas de prevenção contra a transmissão do coronavírus estava na "ponta da língua" dos ouvidos pela reportagem do Estado de Minas.
Natália disse que tomou a primeira dose no posto de saúde da Serra, próximo a sua casa. Para a segunda ela voltou ao mesmo endereço onde tinha um aviso recomendando se dirigir ao posto de saúde Oswaldo Cruz, no Barro Preto. "Só que chegamos lá e não havia nehum atendimento, e fomos informados do ponto no Corpo de Bombeiros." Ela garantiu que só vai tirar a máscara quando os serviços de saúde recomendarem, continuará evitando aglomerações e usando álcool em gel.
Confira o cronograma para os próximos dias:
- Dia 25, sábado: segunda dose para pessoas de 18 anos, vacinadas com Coronavac, cujo intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias. Só poderão tomar a segunda dose no dia 25, as pessoas de 18 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 2 de outubro. Neste dia, a vacinação será exclusiva para segunda dose de Coronavac para pessoas de 18 anos.
- Dia 26, domingo: não haverá vacinação.
- Dia 27, segunda-feira: segunda dose para pessoas de 48 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 27, as pessoas de 48 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 4 de outubro.
- Dia 28, terça-feira: segunda dose para pessoas de 47 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 28, as pessoas de 47 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 5 de outubro.
- Dia 29, quarta-feira: primeira dose para adolescentes de 17 anos, completos até 30 de setembro, sem comorbidades, e dose de reforço para idosos de 77 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo.
- Dia 30, quinta-feira: segunda dose para pessoas de 46 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 30, as pessoas de 46 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 7 de outubro.
- Dia 1º, sexta-feira: segunda dose para pessoas de 45 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 1º de outubro, as pessoas de 45 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 8 de outubro.
- Dia 2, sábado: segunda dose para pessoas de 44 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 2, as pessoas de 44 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 9 de outubro.