Jornal Estado de Minas

ALÍVIO

Após quase 40 dias de estiagem, chove em Belo Horizonte


A chuva voltou a Belo Horizonte depois de uma estiagem que durou 38 dias. Choveu em diferentes pontos da capital mineira na noite deste sábado (25/9).

Houve relatos de precipitação acompanhada de trovoadas em bairros das regiões Norte e Venda Nova. No Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul da capital, houve precipitação por volta das 21h30, mas que durou poucos minutos. Entretanto, o vento forte resultou em acúmulo de folhas na ruas do bairro.





A Defesa Civil de BH já havia alertado para a possibilidade de chuva, com volume de até 20 milímetros, válido até as 8h de amanhã. A chuva viria acompanhada de rajadas de vento de até 45 quilômetros por hora e raios.



Entre junho e agosto, BH chegou a ficar 75 dias sem chuva. A última precipitação até então havia sido registrada em 3 de junho, quando choveu 16,8 milímetros na estação meteorológica do Cercadinho, na Região Oeste da capital.

 O “jejum” foi quebrado em 17 de agosto. Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), naquele dia choveu 13,2 milímetros na Região da Pampulha, segundo a estação meteorológica. No Cercadinho, foram 14,2 milímetros, e na estação do Santo Agostinho, 8,1 milímetros. 





No dia seguinte, 18, choveu 8 milímetros na estação do Cercadinho, mas nenhum outro ponto de monitoramento do Inmet teve chuva acima de 1 milímetro. 
 
Nas redes sociais, moradores da capital comemoraram a volta da chuva. Veja algumas reações abaixo:  



audima