Foi publicada no início da noite de sexta-feira (24/09) uma alteração no decreto municipal acerca das medidas restritivas para combater o avanço da COVID-19 em Passos, Sudoeste de Minas Gerais. O prefeito Diego Oliveira assinou o decreto prevendo que eventos, festas, comemorações, inaugurações presenciais e afins ficam permitidos com no máximo 200 pessoas – o dobro da capacidade até então em vigor.
Mas os organizadores precisam apresentar um Plano de Contingência na Secretaria Municipal de Saúde antes da realização do evento, observando-se o Protocolo Único do Minas Consciente, que estabelece regras relacionadas ao distanciamento social e protocolos de higiene. O município se manteve na onda amarela do Minas Consciente.
Leia Mais
Festa que desrespeitava todas as medidas sanitárias é encerrada em chácara'Nunca vi nada parecido': bombeiro relata horror do fogo e morte em Arinos Bombeiros que combatem os incêndios florestais afirmam: 'Estamos cansados'coronavirusmgPassos lidera suspeitas de dengue no Sul de MG e teme epidemia com chuvasPassos registra aumento de 7,6% no número de roubos em 2021Os desafios dos municípios mineiros com ''COVID-19 zero''PRF apreende maconha avaliada em mais de R$ 350 milMas os organizadores precisam apresentar um Plano de Contingência na Secretaria Municipal de Saúde antes da realização do evento, observando-se o Protocolo Único do Minas Consciente, que estabelece regras relacionadas ao distanciamento social e protocolos de higiene. O município se manteve na onda amarela do Minas Consciente.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nessa sexta, Passos contava com 36.897 casos notificados, 11.008 casos positivos desde o início da pandemia, 317 óbitos confirmados da doença, 5.111 homens e 5.897 mulheres contaminaram-se e nenhum paciente aguardava na fila da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por uma vaga na Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Na Santa Casa, em dados atualizados nesse sábado, 15 pacientes estão internados com a doença, que já registrou 608 mortes na instituição de saúde. A taxa de ocupação de leitos na da Santa Casa de Passos é de 22% na enfermaria e apenas 12% na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Seguem internados na Santa Casa de Misericórdia de Passos pacientes de Alpinópolis (1), Guapé (1), Passos (6), Piumhi (4), Pratápolis (1) e São José da Barra (1).
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.